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sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Uma breve reflexão sobre o texto "Concepção de infância e literatura infantil", do autor José Nicolau Gregorin Filho


O texto de Gregorin traz a discussão de quando a literatura infantil passou a existir. Segundo o autor, foi somente a partir do século XVIII que passaram a escrever textos voltados para crianças, uma vez que antes do referido século, não existia infância.

De acordo com Gregorin, embora se tenha pensado em uma literatura infantil, o conteúdo, composto por muitos contos de fada, era voltado para a transmissão de valores morais que contribuíssem para a educação da criança e, mesmo assim, só tinha acesso a esse material os pertencentes às classes altas.

Nos dias atuais, a literatura infantil ainda é pensada e utilizada de maneira educativa. Gregorin ressalta que na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), houve a criação dos Temas Transversais, que deveriam ser abordados em discussões na sala de aula e, para tanto, criou-se grande quantidade de livros literários com temas de ética, pluralidade cultural e diversidade.  


O que se percebe é uma maneira de moldar esses jovens leitores aos parâmetros da sociedade, deixando de lado a magia das histórias infantis, privando a criança de soltar sua imaginação, contrariando o que se propõe o conto “Pirlimpsiquice”, de Guimarães Rosa, escrito para ocasionar ao seu leitor um mundo novo, com nova realidade, sem intenção de moldar o sujeito para enfrentar a sociedade na qual está inserido.

Por Danielle Galvão

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