SAVIANI,
Dermeval. Trabalho e educação:
fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v.12,
n.34, jan./abr. 2007.
Saviani
(2007), no artigo Trabalho e educação:
fundamentos ontológicos e históricos, trata
da relação entre trabalho e educação. Nota-se que ocorre uma determinada
distinção dessas instâncias ao longo do processo histórico, entretanto esses
termos são inseparáveis.
O autor retrata diferentes sociedades: comunal, escravista,
feudal e a burguesa e a sociedade contemporânea capitalista na qual estamos
inseridos atualmente.
De acordo com Saviani (2007), o trabalho e a
educação são essenciais à existência do homem. O autor fala da questão da
consciência humana, sua capacidade de produzir seus meios de vida e de adaptar
a natureza às suas necessidades. O homem consegue tudo isso por meio do trabalha
e isso é o que distingue sua natureza humana, logo, a essência do homem é o
trabalho.
Para Saviani (2007), o que garante a existência
humana é a educação, ou seja,
o homem forma-se homem, pela produção e pelo
processo educativo. O trabalho define a essência humana (p.155).
Em seu texto, Saviani (2007) traz uma comparação
entre as mudanças ocorridas na organização da sociedade, gerando a divisão
social do trabalho, surgindo assim classes sociais e diferentes tipos de
educação, o que leva ao surgimento, no escravismo antigo, da ‘educação dos
homens livres’ e da ‘educação dos escravos e serviçais’.
O autor comenta à respeito da etimologia da palavra
escola, definindo-a como lugar de ócio, tempo livre e qual a importância da
educação. Segundo Saviani (2007), era do Estado o dever de organização do
sistema de ensino, e hoje em dia é o sistema produtivo que dita as necessidades
educacionais. A separação entre escola e produção culmina na partição que se
foi registrando ao longo da história entre trabalho manual e trabalho
intelectual.
Saviani (2007) fala da sociedade contratual, onde
sua base esta findada no direito positivo e não somente no direito natural ou
costumeiro. Por conseguinte, o domínio de uma cultura intelectual, onde a parte
importante é o alfabeto, faz-se necessário a todos os componentes da sociedade.
O
autor afirma que a educação dos muitos trabalhadores dava-se associado ao
exercício das próprias funções. Nesse contexto, produzia-se para atender às
necessidades de consumo e somente à medida que a produção excedesse essas
necessidades, poderiam ocorrer trocas.
Para
Saviani (2007), no ensino fundamental, a
educação se resume a aprender a ler e escrever ser introduzido na sociedade
moderna, logo, a sociedade nada mais é que uma referência para a organização do
ensino fundamental. A relação entre trabalho e educação está implícita, pois
não estuda acerca do processo de produção em si, mas sim sobre o mundo em qual
vive e sobre a função do trabalho.
É no Ensino Médio que os alunos aprendem por meio da Física, Química, Desenho Técnico etc. não saberes separados que não têm finalidade, mas sim conhecimentos e práticas sobre o mundo do trabalho no qual todos serão inseridos.
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