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sábado, 22 de julho de 2017

Fichamento do texto "Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos"

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v.12, n.34, jan./abr. 2007.


Saviani (2007), no artigo Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos, trata da relação entre trabalho e educação. Nota-se que ocorre uma determinada distinção dessas instâncias ao longo do processo histórico, entretanto esses termos são inseparáveis.

O autor retrata diferentes sociedades: comunal, escravista, feudal e a burguesa e a sociedade contemporânea capitalista na qual estamos inseridos atualmente.  

De acordo com Saviani (2007), o trabalho e a educação são essenciais à existência do homem. O autor fala da questão da consciência humana, sua capacidade de produzir seus meios de vida e de adaptar a natureza às suas necessidades. O homem consegue tudo isso por meio do trabalha e isso é o que distingue sua natureza humana, logo, a essência do homem é o trabalho.

Para Saviani (2007), o que garante a existência humana é a educação, ou seja,
o homem forma-se homem, pela produção e pelo processo educativo. O trabalho define a essência humana (p.155).

Em seu texto, Saviani (2007) traz uma comparação entre as mudanças ocorridas na organização da sociedade, gerando a divisão social do trabalho, surgindo assim classes sociais e diferentes tipos de educação, o que leva ao surgimento, no escravismo antigo, da ‘educação dos homens livres’ e da ‘educação dos escravos e serviçais’.

O autor comenta à respeito da etimologia da palavra escola, definindo-a como lugar de ócio, tempo livre e qual a importância da educação. Segundo Saviani (2007), era do Estado o dever de organização do sistema de ensino, e hoje em dia é o sistema produtivo que dita as necessidades educacionais. A separação entre escola e produção culmina na partição que se foi registrando ao longo da história entre trabalho manual e trabalho intelectual.

Saviani (2007) fala da sociedade contratual, onde sua base esta findada no direito positivo e não somente no direito natural ou costumeiro. Por conseguinte, o domínio de uma cultura intelectual, onde a parte importante é o alfabeto, faz-se necessário a todos os componentes da sociedade.

O autor afirma que a educação dos muitos trabalhadores dava-se associado ao exercício das próprias funções. Nesse contexto, produzia-se para atender às necessidades de consumo e somente à medida que a produção excedesse essas necessidades, poderiam ocorrer trocas.

Para Saviani (2007), no ensino fundamental, a educação se resume a aprender a ler e escrever ser introduzido na sociedade moderna, logo, a sociedade nada mais é que uma referência para a organização do ensino fundamental. A relação entre trabalho e educação está implícita, pois não estuda acerca do processo de produção em si, mas sim sobre o mundo em qual vive e sobre a função do trabalho.

No ensino médio, a relação entre trabalho e educação é explícita, no sentido que o conhecimento é relacionado ao processo de trabalho (prática). Os alunos aprendem como a ciência e seus princípios são aplicados ao processo produtivo. Não se quer formar técnicos especializados, mas politécnicos. Entende-se por politécnicos “os que dominam os fundamentos científicos das diferentes técnicas utilizadas na produção moderna” (SAVIANI, 2007, p. 161). Essa formação é primordial uma vez que cabe a ela fazer a união entre escola e trabalho, entre instrução intelectual e trabalho produtivo. 

É no Ensino Médio que os alunos aprendem por meio da Física, Química, Desenho Técnico etc. não saberes separados que não têm finalidade, mas sim conhecimentos e práticas sobre o mundo do trabalho no qual todos serão inseridos.

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