LIBÂNEO, José Carlos. Relações
professor-aluno na sala de aula. Didática.
São Paulo: Cortez Editora, 1994. p. 249-255.
No
capítulo Relações professor-aluno na sala
de aula, do livro “Didática”, Libâneo (1994) traz a discussão sobre
aspectos cognoscitivos da interação professor-aluno, aspectos sócio-emocionais
e a disciplina. O autor afirma que é denominada “situação didática” a relação
entre professor e aluno na forma de se comunicar e relacionar afetivamente
tendo como propósito a organização e a motivação do trabalho docente.
Libâneo
(1994) define aspecto cognoscitivo o
processo ou movimento que transcorre no ato de ensinar e no ato de aprender, ou
seja, o professor expõe para os alunos os objetivos da aula, conteúdos,
problemas e exercícios. Para se obter
êxito na interação dos aspectos cognoscitivos é importante manipular os
recursos de linguagem, conhecer o nível dos alunos, ter um bom plano de aula,
objetivos claros e o domínio da língua Portuguesa.
É importante que o professor tenha em mente que não
deve somente transmitir conhecimento, mas também ouvir seus alunos, ajudando-os
a se expressarem a exporem suas opiniões e dar respostas.
Segundo
Libâneo (1994), aspectos sócio-emocionais
são os vínculos afetivos entre o professor e os alunos. O docente deve se
preocupar em interagir com seus alunos levando em conta os objetivos e o
conteúdo da aula.
De acordo com o autor, uma relação carinhosa, que
teríamos com algum parente, precisa ser evitada, cabe ao professor saber dosar
a severidade e o respeito. É necessário perceber que no processo pedagógico a
autoridade e a autonomia precisam conviver juntas: a autoridade do professor e
a autonomia do aluno, uma vez que este último traz consigo suas
particularidades.
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