Translate

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Resumo do texto "Relações professor-aluno na sala de aula"

LIBÂNEO, José Carlos. Relações professor-aluno na sala de aula. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 1994. p. 249-255. 
              


No capítulo Relações professor-aluno na sala de aula, do livro “Didática”, Libâneo (1994) traz a discussão sobre aspectos cognoscitivos da interação professor-aluno, aspectos sócio-emocionais e a disciplina. O autor afirma que é denominada “situação didática” a relação entre professor e aluno na forma de se comunicar e relacionar afetivamente tendo como propósito a organização e a motivação do trabalho docente.

Libâneo (1994) define aspecto cognoscitivo o processo ou movimento que transcorre no ato de ensinar e no ato de aprender, ou seja, o professor expõe para os alunos os objetivos da aula, conteúdos, problemas e exercícios.  Para se obter êxito na interação dos aspectos cognoscitivos é importante manipular os recursos de linguagem, conhecer o nível dos alunos, ter um bom plano de aula, objetivos claros e o domínio da língua Portuguesa.

É importante que o professor tenha em mente que não deve somente transmitir conhecimento, mas também ouvir seus alunos, ajudando-os a se expressarem a exporem suas opiniões e dar respostas.

Segundo Libâneo (1994), aspectos sócio-emocionais são os vínculos afetivos entre o professor e os alunos. O docente deve se preocupar em interagir com seus alunos levando em conta os objetivos e o conteúdo da aula.

De acordo com o autor, uma relação carinhosa, que teríamos com algum parente, precisa ser evitada, cabe ao professor saber dosar a severidade e o respeito. É necessário perceber que no processo pedagógico a autoridade e a autonomia precisam conviver juntas: a autoridade do professor e a autonomia do aluno, uma vez que este último traz consigo suas particularidades.

De acordo com Libâneo (1994), o controle da disciplina é um dos aspectos de maior dificuldade encontrada pelo professor na sala de aula. Este está diretamente relacionado à prática docente. A autoridade se da através do domínio da matéria lecionada e dos métodos utilizados e no trato com a classe e as singularidades de cada aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário