Translate

sexta-feira, 28 de julho de 2017

O que é TECNOLOGIA, INTERNET e COMPUTADOR

Tecnologia é um produto da ciência e da engenhariaque envolve um conjunto de instrumentos, métodose técnicas que visam a resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa.
A palavra tecnologia tem origem no grego "tekhne" que signfica "técnica, arte, ofício" juntamente com o sufixo "logia" que significa "estudo".
As tecnologias primitivas ou clássicas envolvem a descoberta do fogo, a invenção da roda, a escrita, dentre outras. As tecnologias medievais englobam invenções como a prensa móvel, tecnologias militares com a criação de armas ou as tecnologias das grandes navegações que permitiram a expansão marítima. As invenções tecnológicas da Revolução Industrial (século XVIII) provocaram profundas transformações no processo produtivo.
A partir do século XX, destacam-se as tecnologias de informação e comunicação através da evolução das telecomunicações, utilização dos computadores, desenvolvimento da internet e ainda, as tecnologias avançadas, que englobam a utilização de Energia Nuclear, Nanotecnologia, Biotecnologia, etc. Atualmente, a alta tecnologia, ou seja, a tecnologia mais avançada é conhecida comotecnologia de ponta.
As novas tecnologias são fruto do desenvolvimento tecnológico alcançado pelo ser humano e têm um papel fundamental no âmbito da inovação.
Os avanços da tecnologia provocam grande impacto na sociedade. Pelo lado positivo, a tecnologia resulta em inovações que proporcionam melhor nível de vida ao Homem. Como fatores negativos, surgem questões sociais preocupantes como o desemprego, devido a substituição do Homem pela máquina ou a poluição ambiental que exige um contínuo e rigoroso controle.


Internet

Internet é um conjunto de redes mundial, e o nome tem origem inglesa, onde inter vem de internacional e net significa rede, ou seja, rede de computadores mundial. A internet, que pode ser escrita com a primeira letra em maíscula, ou minúscula, é uma rede de computadores interligadas, que possibilita o acesso a informações sobre e em qualquer lugar do mundo.
A internet surgiu mesmo em 1993, onde deixou de ser utilizada apenas por governos e de natureza acadêmica, e passou a estar presente nos diversos segmentos de empresas, residências, e etc. As conexões para acessar a internet também evoluiram muito com o passar dos anos, tornando-a cada vez mais rápidas e práticas.
A internet é composta por milhões de redes particulares, formada por residências, empresas, universidades, órgãos do governo, e etc., e tornou-se um fenômeno, pois é através dela que as pessoas tem a possibilidade de coletar informações sobre qualquer assunto do seu interesse, em qualquer lugar no mundo.
A internet permite o acesso a informações de todos os tipos e de muitas transferências de dados, além de uma grande variedade de recursos e serviços, como emails, serviços de comunicação instantânea, compartilhamento de arquivos como músicas e fotos, redes sociais, e uma infinidade de outros temas.

Computador

O computador é uma máquina electrónica que permite processar dados. O termo provém do latim computare (“calcular”).
Um computador é composto por uma série de circuitos integrados e outros componentes relacionados, que possibilitam a execução de uma variedade de sequências ou rotinas de instruções indicadas pelo utilizador. Estas sequências são sistematizadas em função de uma grande variedade de aplicações práticas e determinadas, num processo que se denomina programação.
Para funcionar, o computador necessita de programas informáticos (software) que fornecem dados específicos, necessários para o processamento dos dados. Uma vez obtida a informação desejada, esta pode ser utilizada internamente ou transferida para outro computador ou componente electrónico.
Ainda que a tecnologia tenha evoluído desde o aparecimento dos primeiros computadores na década de 40, a maioria ainda respeita a arquitectura (ou o modelo) Eckert-Mauchly, proposta por John von Neumann e criada por John Presper Eckert e John William Mauchly.
Esta arquitectura concebe quatro secções principais num computador: uma unidade lógica e aritmética (Arithmetic Logic Unit – ULA), uma unidade de controlo, uma memória (uma sequência de células de armazenamento numeradas, onde cada uma é uma unidade de informação conhecida como bit ou dígito binário) e dispositivos de entrada e saída. Todas estas partes encontram-se interligadas por um grupo de cabos denominados barramentos.

Os circuitos eletrônicos mais complexos são os que estão incluídos nos chips dos microprocessadores modernos, os quais contêm uma ULA muito poderosa. Cada microprocessador pode ter múltiplos núcleos e estes, por sua vez, múltiplas unidades de execução (cada uma delas tem várias ULA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário