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domingo, 30 de julho de 2017

Síntese do texto "Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano"

No texto Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano (2000), Castrogiovanni, fala sobre alfabetização espacial e temporal. Ele define alfabetização espacial como “construção de noções básicas espaciais de localização, organização, representação e compreensão da estrutura do espaço elaboradas dinamicamente pelas sociedades” (p. 11) – e porque não reafirmar: uma sociedade de classes.

Por alfabetização temporal entende “a construção das noções temporais, a quantificação do tempo, a representação das categorias passado, presente e futuro e a caracterização de épocas” (p. 14). Ao tratar da construção da noção de espaço o autor aborda os conceitos de espaço vivido onde a criança até 2 anos inicia a construção da função simbólica e do espaço representativo formado por um momento intuitivo e operativo) e, o espaço percebido.

Com base na teoria de Piaget & Inhelder (1993), apresenta suas concepções de relações espaciais topológicas (vizinhança, separação, ordem ou sucessão, envolvimento ou fechamento e continuidade ou contínuo), de relações projetivas (direita e esquerda, frente e atrás, em cima e em baixo, ao lado de) e relações euclidianas, derivado dos anteriores (superfície, comprimento, distância, relação de razão e proporção).

Piaget e Inhelder abordam três tipos de relações espaciais que devem ser trabalhadas com a criança, são elas: primeiramente as topológicas mais importantes e vai até os 07 anos aonde a criança vai percebendo essas noções a partir do convívio com outras crianças. Em segundo lugar as projetivas que significa projetar imagens, posição de lateralidade e de espaço. Em terceiro lugar as euclidianas que é o estágio mais avançado, e é somente nesse nível que a criança consegue aprender e compreender as relações métricas.


Visando contribuir com a apreensão das noções espaciais no âmbito das relações espaciais estabelecidas, ao final o autor propõe várias atividades didáticas que abordam as questões tratadas no texto.

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