Turma:
5º ano do Ensino Fundamental
JUSTIFICATIVA
Este projeto surgiu
da necessidade da turma em entender o momento atual de nosso estado em relação
ao rompimento da barragem em Mariana.
OBJETIVOS
GERAIS
Valorizar as formas
conservativas de extração, transformação e uso do recursos naturais.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Identificar a
situação ambiental da sua localidade: proteção e preservação do ambiente e sua
relação com a qualidade de vida e de saúde.
Conhecer e
identificar as diferenças entre ambientes preservados e degradados, causas e
conseqüências para a qualidade de vida das comunidades, desde o entorno
imediato até de outros povos que habitam a região e o planeta, bem como das
gerações futuras;
DENVOLVIMENTO (EMBASAMENTO TEÓRICO)
“A Educação Ambiental nasce como um processo educativo que
conduz a um saber ambiental materializado nos valores éticos e nas regras
políticas de convívio social e de mercado, que implica a questão distributiva
entre benefícios e prejuízos da apropriação e do uso da natureza. Ela deve,
portanto, ser direcionada para a cidadania ativa considerando seu sentido de
pertencimento e co-responsabilidade que, por meio da ação coletiva e
organizada, busca a compreensão e a superação das causas estruturais e
conjunturais dos problemas ambientais.”
SORRENTINO et all: Educação ambiental como política pública, 2005.
SORRENTINO et all: Educação ambiental como política pública, 2005.
Entende-se por educação ambiental os processos por meio dos
quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos,
habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio
ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua
sustentabilidade."
Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999, Art 1º.
“A Educação Ambiental é uma dimensão da educação, é atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de ética ambiental.”
Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999, Art 1º.
“A Educação Ambiental é uma dimensão da educação, é atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de ética ambiental.”
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental,
Art. 2°.
METODOLOGIA
PORTUGUÊS
- Leitura e interpretação de texto informativo
sobre o tema
MATEMÁTICA
- Usar
porcentagem: calcular o número de casas e famílias afetadas pelo rompimento da
barragem e a expansão da área atingida com base no que tem sido exposto pelos
meios de comunicação.
GEO/HISTÓRIA
O
aluno deverá pesquisar sobre:
- a
história da cidade
- principais
aspectos geográficos
- a
origem do nome da cidade
-
lugares afetados pela lama
LITERATURA
- Pesquisar
as influências dos estilos literários na construção da cidade de Mariana
ARTES
- Fazer o desenho da cidade antes e depois da
tragédia
- Dramatizar
a história com os personagens: Empresa SAMARCO(exploradora), moradores das
proximidades da barragem (desabrigados), prefeito da cidade.
AVALIAÇÃO
A avaliação será
contínua e processual durante o ano letivo através da observação e registros.
CRONOGRAMA
Este projeto terá a duração de 15 dias
REFERÊNCIAS:
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental.
Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde / Secretaria de Educação
Fundamental. – Brasília: 128p
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