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quinta-feira, 27 de julho de 2017

PROJETO MINERAÇÃO: DESASTRE NA CIDADE DE MARIANA

Turma: 5º ano do Ensino Fundamental
JUSTIFICATIVA
Este projeto surgiu da necessidade da turma em entender o momento atual de nosso estado em relação ao rompimento da barragem em Mariana.
OBJETIVOS GERAIS
Valorizar as formas conservativas de extração, transformação e uso do recursos naturais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar a situação ambiental da sua localidade: proteção e preservação do ambiente e sua relação com a qualidade de vida e de saúde.
Conhecer e identificar as diferenças entre ambientes preservados e degradados, causas e conseqüências para a qualidade de vida das comunidades, desde o entorno imediato até de outros povos que habitam a região e o planeta, bem como das gerações futuras;


            DENVOLVIMENTO (EMBASAMENTO TEÓRICO)
“A Educação Ambiental nasce como um processo educativo que conduz a um saber ambiental materializado nos valores éticos e nas regras políticas de convívio social e de mercado, que implica a questão distributiva entre benefícios e prejuízos da apropriação e do uso da natureza. Ela deve, portanto, ser direcionada para a cidadania ativa considerando seu sentido de pertencimento e co-responsabilidade que, por meio da ação coletiva e organizada, busca a compreensão e a superação das causas estruturais e conjunturais dos problemas ambientais.” 

SORRENTINO et all: Educação ambiental como política pública, 2005.

Entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade." 

Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999, Art 1º.





“A Educação Ambiental é uma dimensão da educação, é atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de ética ambiental.”

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, Art. 2°.
                   
METODOLOGIA
PORTUGUÊS
 - Leitura e interpretação de texto informativo sobre o tema

MATEMÁTICA
 - Usar porcentagem: calcular o número de casas e famílias afetadas pelo rompimento da barragem e a expansão da área atingida com base no que tem sido exposto pelos meios de comunicação.

GEO/HISTÓRIA
O aluno deverá pesquisar sobre:
- a história da cidade
- principais aspectos geográficos
- a origem do nome da cidade
- lugares afetados pela lama

LITERATURA
- Pesquisar as influências dos estilos literários na construção da cidade de Mariana
ARTES
 - Fazer o desenho da cidade antes e depois da tragédia
- Dramatizar a história com os personagens: Empresa SAMARCO(exploradora), moradores das proximidades da barragem (desabrigados), prefeito da cidade.

                    AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua e processual durante o ano letivo através da observação e registros.
                 CRONOGRAMA
Este projeto terá a duração de 15 dias
                REFERÊNCIAS:

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: 128p

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