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domingo, 23 de julho de 2017

Resumo do livro "A invenção da sala de aula: uma genealogia das formas de ensinar"

CARUSO, Marcelo; DUSSEL, Inês. A autoridade da pedagogia. A invenção da sala de aula: uma genealogia das formas de ensinar. São Paulo: Moderna, 2003.


No texto A autoridade da pedagogia, do livro A invenção da sala de aula: uma genealogia das formas de ensinar, Dussel e Caruso (2003) inicia o primeiro parágrafo afirmando que o espaço da sala de aula e as estratégias de ensino ainda estão presas à ideia de que são maneiras de governar a alma e o copo e os alunos devem permanecer sentados de determinada maneira e levantarem a mão caso desejem dizer algo. Os autores explicam que essas estratégias de ensino não são neutras, pois trazem histórias que desconhecemos.

A autoridade é o tema principal do texto e, conforme os autores, ter autoridade não implica em fazer o que quiser, é preciso exercer a autoridade com responsabilidade, tendo ciência dos efeitos que ela pode trazer. Os autores propõem uma revisão do conceito de autoridade, que em grande parte assume um tom insultuoso devido à associação ao autoritarismo.

Segundo Dussel e Caruso (2003), a pedagogia se transforma na voz autorizada a falar sobre a educação e consequentemente a voz que da autorização a todos à sua volta: alunos, professores etc. A autoridade se transforma em uma imposição e compromete disposições e sentimentos.

Os autores citam alguns exemplos de autoridade definidos  por Max Weber e Sigmund Freud e concluem que é possível analisar a autoridade pedagógica tomando como base as perspectivas destes teóricos. A autoridade pedagógica pode ser vista como legal-racional, tendo com base regras claras e professores ou cientistas da educação, uma vez que possuem a qualificação necessária para fazê-lo; ou como uma autoridade tradicional ou carismática.

Dussel e Caruso trazem a questão da autoridade versus liberdade e cita Jean-Jaques Rousseau, pedagogo estudioso do paradoxo entre estes dois conceitos. Segundo Rousseau, a criança já nasce boa e a evolução natural dela é a base da pedagogia e o papel do professor não é impor regras, mas sim conduzir para que ela as descubra sozinha.

Embora citem vários teóricos que pensaram a questão da autoridade, os autores acreditam que é importante existir ordem, uma vez que isto é o que rege a sociedade, portanto faz-se necessária uma autoridade que a conduza, organize, levando em conta que sua autoridade é “uma rede horizontal de pessoas e instituições”.

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