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segunda-feira, 18 de setembro de 2017

A educação de acordo com Durkhein

          Elemento integrador da sociedade, ela mantém a ordem social. Citando no texto “A educação não é, pois, para a sociedade, senão o meio pelo qual ela prepara, no íntimo das crianças, as condições essenciais da própria existência.”

[...] é a ação exercida, pelas gerações adultas, sobre as gerações que não se encontrem ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto, e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine.
      A educação é um elemento capaz de desenvolver o ser social do indivíduo, preparando-o a desempenhar uma função útil na sociedade. No entanto, para que tal fim seja alcançado, tanto a educação quanto o sistema de ensino devem estar livres das paixões individuais. Não é a vontade pessoal que conduz a educação e o sistema de ensino, mas sim os valores morais da sociedade como um todo.
Assim, ele admite que existe e deve existir em nossa sociedade, uma vinculação íntima entre Estado e educação. Na prática, esta vinculação se dá através da escola, pois é por meio desta instituição que ele consegue exercer controle efetivo sobre os indivíduos.
Durkhein se caracterizou para a tentativa de buscar a ordem das coisas, vivendo dentro de uma sociedade em desordem. Nessa contradição, ele refletiu sobre os problemas da sociedade. Ele compara a sociedade a um “corpo vivo”, e para funcionar harmonicamente, tem que haver um conjunto de normas de ações e regras, pensamentos, sentimentos. A sociologia se fez como uma disciplina objetiva, colocando como regra de funcionamento o método sociológico a consideração dos fatos sociais como coisas. Os fatos sociais são justamente as normas e regras coletivas que, harmonicamente seguidas, ocorre o funcionamento deste “organismo novo”, a sociedade, mas para que aconteça esse mecanismo perfeito, tem que haver a COERSÂO, que obriga o indivíduo a adotar um determinado comportamento social, a EXTERIORIZAÇÃO, que são fatos coletivos externos que regularizam caso o indivíduo desobedeça às regras (religião, sistema econômico).
            São essas coisas que Durkhein se refere, pois os indivíduos estão submetidos a uma coerção exterior que apenas é evidente quando resistida a eles.

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