“Educação e
comunicação sempre andaram juntas na reflexão pedagógica. Frequentemente, esses
termos foram tomados como sinônimos, outras vezes a comunicação foi tomada como
uma dimensão da educação. Hoje em dia não faltam os que querem substituir a
teoria da educação pela teoria da comunicação.”
No começo do texto, Libâneo (2011) fala da
relação entre educação e a comunicação que sempre andaram juntas e da
importância das mídias para a sociedade, onde são as maiores formadoras de
opiniões. Diante disso, fica clara a necessidade do professor estar aperfeiçoando-se
para conhecer e saber utilizar as novas tecnologias para ajudar os seus alunos
no seu processo de formação.
“A prática educativa não se reduz à escola e
ao ensino. A intervenção educativa ocorre em muitos lugares, mediante variadas
formas, por meio de diversas agencias. Há portanto, agentes educativos
convencionais – família, escola, comunidade –, como há instituições socias,
culturais, civis, recreativas, meio de comunicação etc. A escola, portanto, não
detém o monopólio do saber.” (p 57)
Libâneo defende a necessidade dos educadores
de se apropriarem da tecnologia e da comunicação, provocando uma reflexão no
qual os alunos possam elaborar e transformar as ideias, sentimentos, atitudes e
valores. A tecnologia deve ser considerada um conteúdo escolar necessário na
aprendizagem.
A sociedade se encontra em constante
transformação e isso ocorre pelo conhecimento humano que se constrói em
diferentes aspectos e novas formas de produção, principalmente na educação. A
formação docente precisa ser continuada para que o professor se sinta capaz de
preparar o aluno em um ser ativo e responsável pelas diferentes formas de
construção de conhecimentos no processo de ensino-aprendizagem.
Apesar das transformações há ainda professores
desqualificados que não buscam o conhecimento para que possam levar aos seus
alunos uma aprendizagem significativa, Promover aulas inovadoras é primordial
para que possibilite ao aluno construir um pensamento crítico, ampliar os seus
conhecimentos e não serem excluídos, independente de suas diferenças da era da
modernidade.
As novas exigências educacionais, o novo papel
da escola e dos professores, a qualidade do ensino e a formação inicial e
continuada de professores, diante da integração dos meios de comunicação no
ambiente escolar são fatores de suma importância. O autor dispõe de uma
linguagem de fácil compreensão, tornando a leitura mais agradável e
compreensiva. As citações feitas pelo autor nos ajudam a melhor compreender a
problemática e nos possibilitam a refletir sobre a importância de se trabalhar
a prática relacionada com a teoria nos cursos de formação de professores e
aponta sugestões e formação inicial e continuada, enfim, é um livro que
apresenta os fundamentos necessários à compreensão da profissão docente no
contexto atual.
O autor destaca que, muitos professores temem perder o emprego, outros se apavoram quando são
pressionados a lidar com equipamentos eletrônicos, em base nessa
afirmação, destaca também a importância da formação de professores em
novas tecnologias permitindo que cada professor perceba, desde sua própria
realidade, interesses e expectativas, como as tecnologias podem ser úteis a
eles. O autor aponta as tentativas para incluir o estudo das novas
tecnologias nos cursos de formação de professores e com isso esbarram nas
dificuldades com o investimento exigido para a aquisição de equipamentos, e na
falta de professores capazes de superar preconceitos e práticas que rejeitam a
tecnologia.
O autor propõe que o professor tenha o
conhecimento das novas tecnologias e da maneira de aplicá-las, e incorporando
na sua metodologia, é preciso que essa
escola tenha propostas e critérios para sua utilização, professores que as
conheçam, e possa não somente criar as suas aulas, mas também, fazer com que
estes meios tecnológicos venham proporcionar avanços positivos no processo de
ensino e aprendizagem.
Segundo o
autor, os professores, precisam acompanhar
o desenvolvimento da sociedade, e buscar com esses meios uma forma de não
somente trazer essas informações para sala, como também enriquecer as aulas, e
assim, está em dia com a
cultura de seu tempo, e com ela ter uma visão de mundo. A formação de professores
em novas tecnologias permite que cada professor perceba, desde sua própria
realidade, interesses e expectativas, e como as tecnologias podem ser úteis a
ele.
O ser humano com certeza é muito mais capaz do
que qualquer invenção criada por nós mesmos. A tecnologia é capaz de instruir
os alunos em assuntos científicos, exclusivamente didáticos, mas não forma ser
humano ético, pensante, curioso, honesto, que tenha valores morais, crítico, ou
seja, que desprovido desses valores não fará bom uso do conhecimento que
adquiriu.
Observamos o quanto ás idéias apresentadas neste
livro são pertinentes para uma melhor qualidade na educação, e que o professor
seja um orientador do desenvolvimento individual e coletivo, e que saiba
manusear os instrumentos que as tecnologias proporcionam, representando assim
os modos de viver, e de pensar civilizados, específicos dos novos tempos
Através da leitura deste livro entende-se
a necessidade de representar a importância e função que a escola e o
professor exerce diante a sociedade, enfrentando as dificuldades da modernidade
e inovação tecnológica. É retratado no texto o profissionalismo exigente cada
vez mais ao ingresso no mercado de trabalho ao qual encontra muito mais
informatizado.
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