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domingo, 10 de setembro de 2017

Adeus professor, Adeus professora? Novas tecnologias educacionais e profissão docente

“Educação e comunicação sempre andaram juntas na reflexão pedagógica. Frequentemente, esses termos foram tomados como sinônimos, outras vezes a comunicação foi tomada como uma dimensão da educação. Hoje em dia não faltam os que querem substituir a teoria da educação pela teoria da comunicação.”


No começo do texto, Libâneo (2011) fala da relação entre educação e a comunicação que sempre andaram juntas e da importância das mídias para a sociedade, onde são as maiores formadoras de opiniões. Diante disso, fica clara a necessidade do professor estar aperfeiçoando-se para conhecer e saber utilizar as novas tecnologias para ajudar os seus alunos no seu processo de formação.
“A prática educativa não se reduz à escola e ao ensino. A intervenção educativa ocorre em muitos lugares, mediante variadas formas, por meio de diversas agencias. Há portanto, agentes educativos convencionais – família, escola, comunidade –, como há instituições socias, culturais, civis, recreativas, meio de comunicação etc. A escola, portanto, não detém o monopólio do saber.” (p 57)
Libâneo defende a necessidade dos educadores de se apropriarem da tecnologia e da comunicação, provocando uma reflexão no qual os alunos possam elaborar e transformar as ideias, sentimentos, atitudes e valores. A tecnologia deve ser considerada um conteúdo escolar necessário na aprendizagem.
A sociedade se encontra em constante transformação e isso ocorre pelo conhecimento humano que se constrói em diferentes aspectos e novas formas de produção, principalmente na educação. A formação docente precisa ser continuada para que o professor se sinta capaz de preparar o aluno em um ser ativo e responsável pelas diferentes formas de construção de conhecimentos no processo de ensino-aprendizagem.
Apesar das transformações há ainda professores desqualificados que não buscam o conhecimento para que possam levar aos seus alunos uma aprendizagem significativa, Promover aulas inovadoras é primordial para que possibilite ao aluno construir um pensamento crítico, ampliar os seus conhecimentos e não serem excluídos, independente de suas diferenças da era da modernidade.
As novas exigências educacionais, o novo papel da escola e dos professores, a qualidade do ensino e a formação inicial e continuada de professores, diante da integração dos meios de comunicação no ambiente escolar são fatores de suma importância. O autor dispõe de uma linguagem de fácil compreensão, tornando a leitura mais agradável e compreensiva. As citações feitas pelo autor nos ajudam a melhor compreender a problemática e nos possibilitam a refletir sobre a importância de se trabalhar a prática relacionada com a teoria nos cursos de formação de professores e aponta sugestões e formação inicial e continuada, enfim, é um livro que apresenta os fundamentos necessários à compreensão da profissão docente no contexto atual.
O autor destaca que, muitos professores temem perder o emprego, outros se apavoram quando são pressionados a lidar com equipamentos eletrônicos, em base nessa afirmação, destaca também a importância da formação de professores em novas tecnologias permitindo que cada professor perceba, desde sua própria realidade, interesses e expectativas, como as tecnologias podem ser úteis a eles. O autor aponta as tentativas para incluir o estudo das novas tecnologias nos cursos de formação de professores e com isso esbarram nas dificuldades com o investimento exigido para a aquisição de equipamentos, e na falta de professores capazes de superar preconceitos e práticas que rejeitam a tecnologia.
O autor propõe que o professor tenha o conhecimento das novas tecnologias e da maneira de aplicá-las, e incorporando na sua metodologia, é preciso que essa escola tenha propostas e critérios para sua utilização, professores que as conheçam, e possa não somente criar as suas aulas, mas também, fazer com que estes meios tecnológicos venham proporcionar avanços positivos no processo de ensino e aprendizagem.
          Segundo o autor, os professores, precisam acompanhar o desenvolvimento da sociedade, e buscar com esses meios uma forma de não somente trazer essas informações para sala, como também enriquecer as aulas, e assim, está em dia com a cultura de seu tempo, e com ela ter uma visão de mundo. A formação de professores em novas tecnologias permite que cada professor perceba, desde sua própria realidade, interesses e expectativas, e como as tecnologias podem ser úteis a ele.
O ser humano com certeza é muito mais capaz do que qualquer invenção criada por nós mesmos. A tecnologia é capaz de instruir os alunos em assuntos científicos, exclusivamente didáticos, mas não forma ser humano ético, pensante, curioso, honesto, que tenha valores morais, crítico, ou seja, que desprovido desses valores não fará bom uso do conhecimento que adquiriu.
Observamos o quanto ás idéias apresentadas neste livro são pertinentes para uma melhor qualidade na educação, e que o professor seja um orientador do desenvolvimento individual e coletivo, e que saiba manusear os instrumentos que as tecnologias proporcionam, representando assim os modos de viver, e de pensar civilizados, específicos dos novos tempos

Através da leitura deste livro entende-se  a necessidade de representar a importância e função que a escola e o professor exerce diante a sociedade, enfrentando as dificuldades da modernidade e inovação tecnológica. É retratado no texto o profissionalismo exigente cada vez mais ao ingresso no mercado de trabalho ao qual encontra muito mais informatizado.

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