Conhecimento: ato ou efeito de conhecer; ideias; tem o direito e a capacidade de julgar; noção; relação entre pessoas não íntimas.
Conceito didático de conhecimento: "objetivo cognitivo educacional" Benjamim Bloom
De acordo com Bloom, os objetivos educacionais se dividem em três:
1- Cognitivo
2- Afetivo
3- Psicomotores
Os objetivos na escola vão do mais simples ao mais complexo. Um dos objetivos que Bloom chama de mais simples é o conhecimento básico, como: adição, subtração, história etc.
Erich Fromm, psicanalista, afirma que a análise é um auto conhecimento.
Conhecimento são formas de interpretar a realidade. A realidade pode ser traduzida de diversas maneiras: achismo (popular), científico, religioso e filosófico.
Cada conhecimento tem o seu momento de ser utilizado.
Particularidades dos tipos de conhecimentos
*Conhecimento popular: subjetivo, que está presente tanto no filosófico como no religioso. Cada um tem, por exemplos, a sua religião. O sujeito não pode impor ao outro sua subjetividade.
*Conhecimento científico: tem que se aproximar da verdade e esta verdade deve ser para todos. Não é subjetivo, é objetivo. Tem que primar pela objetividade e descoberta científica por meio de pesquisas e comprovações.
*Conhecimento filosófico: possui dogmas que devem ser seguidos. Ser platônico é um dogma. Conhecimento sem comprovação, baseado em valores e sistematizado.
*Conhecimento religioso: possui dogmas que devem ser seguidos, assim como o conhecimento filosófico. Não dá para ter duas religiões ao mesmo tempo.
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