Jean
Piaget nasceu em Neuchâtel, Suiça em 1896 e faleceu em 1980. Estudou a evolução
do pensamento desde o nascimento até a adolescência, procurando entender os
mecanismos mentais que o indivíduo utiliza para captar o mundo. Como
epistemológico, investigou o processo de construção do conhecimento, sendo que
nos últimos anos de sua vida centrou seus estudos no pensamento lógico e
matemático.
Até o
início do século XX assumia-se que as crianças pensavam e raciocinavam da mesma
maneira que os adultos. A crença da maior parte das sociedades era a de que
qualquer diferença entre os processos cognitivos entre crianças e adultos era
sobretudo de grau: os adultos eram superiores mentalmente, do mesmo modo que
eram fisicamente maiores, mas os processos cognitivos básicos eram os mesmos ao
longo da vida.
Piaget,
a partir da observação cuidadosa de seus próprios filhos e de muitas outras
crianças, concluiu que em muitas questões cruciais as crianças não pensam como
os adultos. Por ainda lhes faltarem certas habilidades, a maneira de pensar é
diferente, não somente em grau, como em classe.
Piaget,
quando descreve a aprendizagem, tem um enfoque diferente do que normalmente se
atribui à esta palavra. Piaget separa o processo cognitivo inteligente em duas
palavras: aprendizagem e desenvolvimento. Para Piaget, a aprendizagem refere-se
à aquisição de uma resposta particular, aprendida em função da experiência,
obtida de forma sistemática ou não. Enquanto que o desenvolvimento seria uma
aprendizagem de fato, sendo este o responsável pela formação dos conhecimentos.
Piaget,
quando postula sua teoria sobre o desenvolvimento da criança, descreve-a,
basicamente, em 4 estados, que ele próprio chama de fases de transição essas 4
fases são o Sensório-motor (0 – 2 anos), o Pré-operatória (2 – 7 anos), o
Operações concretas (7 – 12 anos) e o estádio das operações concretas.
A
adaptação, quando definida por Piaget, como o próprio desenvolvimento
da inteligência, ocorre através da assimilação e acomodação. Os
esquemas de assimilação vão se modificando, configurando os estádios de
desenvolvimento.
Considera
ainda que o processo de desenvolvimento é influenciado por fatores como: maturação (crescimento biológico dos órgãos), exercitação (funcionamento dos esquemas e órgãos
que implica na formação de hábitos), aprendizagem social (aquisição de valores, linguagem,
costumes e padrões culturais e sociais) e equilibrarão (processo de auto regulação interna do
organismo, que se constitui na busca sucessiva de reequilíbrio após cada
desequilíbrio sofrido).
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