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sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Síntese do texto "A natureza do número"

Segundo Piaget, existem três tipos de conhecimentos básicos distintos: conhecimento físico, conhecimento lógico-matemático e conhecimento social.
O texto inicia com uma exemplificação a cerca do conhecimento físico, que é o conhecimento dos objetos da realidade externa.
De acordo com o autor, o número é a relação criada mentalmente por cada indivíduo, e para que a criança progrida na construção do conhecimento lógico-matemático, ela precisa estabelecer relações entre os objetos.
Piaget estabelece o termo abstração empírico quando se trata da abstração das propriedades e abstração reflexiva quando se trata da abstração dos números. A primeira consiste na criança focar em uma propriedade do objeto e deixar de lado as demais; a segunda consiste na construção de relações entre os objetos.
A abstração reflexiva e a abstração empírica são importantes para a  construção do conhecimento da criança.

            Piaget estabelece a teoria de que os conceitos numéricos podem ser ensinados pela transmissão social. Ele usa como exemplo de conhecimento social o fato de todos saberem que o Natal é dia 25 de dezembro, a árvore é chamada de árvore. São as pessoas que constroem o conhecimento social. É necessária a interferência de outras pessoas para que a criança obtenha conhecimento social.

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