Segundo
Piaget, existem três tipos de conhecimentos básicos distintos: conhecimento
físico, conhecimento lógico-matemático e conhecimento social.
O
texto inicia com uma exemplificação a cerca do conhecimento físico, que é o
conhecimento dos objetos da realidade externa.
De
acordo com o autor, o número é a relação criada mentalmente por cada indivíduo,
e para que a criança progrida na construção do conhecimento lógico-matemático,
ela precisa estabelecer relações entre os objetos.
Piaget
estabelece o termo abstração empírico quando se trata da abstração das
propriedades e abstração reflexiva quando se trata da abstração dos números. A
primeira consiste na criança focar em uma propriedade do objeto e deixar de
lado as demais; a segunda consiste na construção de relações entre os objetos.
A
abstração reflexiva e a abstração empírica são importantes para a construção do conhecimento da criança.
Piaget estabelece a teoria de que os
conceitos numéricos podem ser ensinados pela transmissão social. Ele usa como
exemplo de conhecimento social o fato de todos saberem que o Natal é dia 25 de
dezembro, a árvore é chamada de árvore. São as pessoas que constroem o
conhecimento social. É necessária a interferência de outras pessoas para que a
criança obtenha conhecimento social.
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