FREITAS,
Ana Paula de. Um estudo sobre as
relações de ensino na educação inclusiva: indícios das
possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem. Rev.
bras. educ. espec. [online]. 2012, vol.18, n.3, pp. 411-430. ISSN
1413-6538.
O
texto de Freitas (2012) teve a finalidade de averiguar as contingências de
desenvolvimento e aprendizagem de um aluno com necessidades educacionais
especiais. A autora se fundamentou em Vigotski (1991), que teorizou acerca do
desenvolvimento humano. O estudo buscou compreender a conduta do funcionamento
humano e centralizou seu interesse em pessoas que demonstram mudanças em seu
processo de desenvolvimento.
A
pesquisa foi feita em uma escola pública de educação infantil e ensino
fundamental. A autora afirma que a tese de Vigotski (1991) sobre o
funcionamento humano e pessoas com deficiência é atual, todavia, alguns
questionamentos trazidos pelo autor precisam de um estudo mais aprofundado para
se adequarem aos tempos atuais.
Freitas
(2012) opta por analisar os processos e origem dinâmico-causal, salientando uma
investigação explicativa e não descritiva.
O
texto trouxe uma contemplação acerca das condições concretas de aprendizagem
que são possíveis de serem ofertadas a alunos com necessidades especiais no
contexto da escola regular.
Para
o estudo, foram observadas quatro situações referentes às atividades habituais:
de cópia do cabeçalho e da rotina e leitura de textos científicos e histórias
ficcionais. Em uma primeira ocasião, as atividades citadas foram desempenhadas
de forma mecânica, entretanto, ao longo do tempo em que a atividade foi
realizada, os alunos que estavam sendo analisados, observavam os gestos e
palavras das professoras e os imitavam.
A
autora concluiu que as relações concretas de aprendizagem ocorrem quando se
criam relações de ensino significativas que precisam ser assimiladas levando em
conta as alternativas de intercessões conceituadas estabelecidas nas relações
entre os indivíduos.
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