Translate

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Um estudo sobre as relações de ensino na educação inclusiva: indícios das possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem.

FREITAS, Ana Paula de. Um estudo sobre as relações de ensino na educação inclusiva: indícios das possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2012, vol.18, n.3, pp. 411-430. ISSN 1413-6538.




O texto de Freitas (2012) teve a finalidade de averiguar as contingências de desenvolvimento e aprendizagem de um aluno com necessidades educacionais especiais. A autora se fundamentou em Vigotski (1991), que teorizou acerca do desenvolvimento humano. O estudo buscou compreender a conduta do funcionamento humano e centralizou seu interesse em pessoas que demonstram mudanças em seu processo de desenvolvimento.

A pesquisa foi feita em uma escola pública de educação infantil e ensino fundamental. A autora afirma que a tese de Vigotski (1991) sobre o funcionamento humano e pessoas com deficiência é atual, todavia, alguns questionamentos trazidos pelo autor precisam de um estudo mais aprofundado para se adequarem aos tempos atuais.

Freitas (2012) opta por analisar os processos e origem dinâmico-causal, salientando uma investigação explicativa e não descritiva.

O texto trouxe uma contemplação acerca das condições concretas de aprendizagem que são possíveis de serem ofertadas a alunos com necessidades especiais no contexto da escola regular.

Para o estudo, foram observadas quatro situações referentes às atividades habituais: de cópia do cabeçalho e da rotina e leitura de textos científicos e histórias ficcionais. Em uma primeira ocasião, as atividades citadas foram desempenhadas de forma mecânica, entretanto, ao longo do tempo em que a atividade foi realizada, os alunos que estavam sendo analisados, observavam os gestos e palavras das professoras e os imitavam.


A autora concluiu que as relações concretas de aprendizagem ocorrem quando se criam relações de ensino significativas que precisam ser assimiladas levando em conta as alternativas de intercessões conceituadas estabelecidas nas relações entre os indivíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário