Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN's) são normas obrigatórias para a
Educação Básica que orientam o planejamento curriculardas escolas e sistemas de
ensino, fixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). AsDCNs têm origem na
Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, que assinala
serincumbência da União "estabelecer, em colaboração com os Estados,
Distrito Federal e osMunicípios, competências e diretrizes para a educação
infantil, o ensino fundamental e oensino médio, que nortearão os currículos e
os seus conteúdos mínimos, de modo aassegurar a formação básica comum.
A idéia
das DCN's considera a questão da autonomia da escola e da proposta
pedagógica,incentivando as instituições a montar seu currículo, recortando,
dentro das áreas de conhecimento, os conteúdos que lhe convêm para a formação
daquelas competências que estão explicitadas nas diretrizes curriculares. Dessa
forma, a escola deve trabalhar esses conteúdos nos contextos que lhe parecerem
necessários, considerando o tipo de pessoas que atende, a região em que está
inserida e outros aspectos locais relevantes.
As DCN's se diferem dos Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCN's). Enquanto as DCN's são leis, dando as metas e
objetivos a serem buscados em cada curso, os PCN's são apenas referências
curriculares, não leis.
De acordo com o CNE, as diretrizes curriculares
contemplam elementos de fundamentação essencial em cada área do conhecimento,
campo do saber ou profissão,visando promover no estudante a capacidade de
desenvolvimento intelectual e profissional autônomo e permanente. Dessa forma,
foram estabelecidas: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
Infantil;Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental;
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Diretrizes Curriculares
Nacionais para Formação de Professores
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