Translate

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

O que é Ideologia

Ideologia está presente na construção do conhecimento. Ideologia em ciência humana é intrínseca. É um dos termos mais indefinidos possíveis nas ciências humanas.

A palavra "ideologia" foi inventada, trata-se de um neologismo. Quem inventou este termo foi Destrutt d'Tracy, no livro "Elementos da Ideologia, em 1801.

Ideologia começou aproximando do termo "ideia", mas em 1811 Napoleão Bonaparte definiu "mentira" como significado de ideologia. Até que Marx, em 1846, escreveu um livro, junto com Engels, chamado "A ideologia alemã". Eles utilizaram o termo ideologia como falsa ciência, ou inversão da realidade.

O papel da ideologia é inverter, esconder a verdade, a realidade. Marx e Engels veiculam a ideologia à burguesia. Em meados de 1817, Lenim afirma que ideologia te a ver com classe social. Divide-se em ideologia da burguesia e ideologia do proletariado.

Em 1829, um pensador alemão, Karl Mannheim, escreveu o livro "Ideologia e Utopia". Toda e qualquer sociedade  tem uma ideologia. O autor coloca que ideologia é toda e qualquer concepção de sociedade para manter a mesma como está. E utopia é professar que homem e mulher são iguais. A concepção de transformação do mundo é utópica.

Na década de 60, Louis Althusser escreveu o livro "Ideologias e aparelhos ideológicos de estado", onde afirma que a igreja é um aparelho ideológico, assim como sindicatos, partidos políticos e meios de comunicação. Todo aparelho ideológico tem um "que" de repressão.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

CHAUI, Marilena. O que é ideologia. São Paulo: Ed. Brasiliense, 2008. Coleção Primeiros Passos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário