A tendência liberal renovada não diretiva
também é definida como tendência liberal humanista.
Obs.: a definição humanista está no livro Panorâmica das tendências e práticas
pedagógicas de Geraldo Francisco Filho.
“A aprendizagem é facilitada quando o aluno
participa responsavelmente do seu processo. É por meio de atos que se adquire
aprendizagem mais significativa.” Carl Ransom Rogers
No
Brasil, as conseqüências dessa tendência foram desastrosas. Professores mal
informados, pensando-se politicamente corretos, passaram a acreditar que o
conteúdo não tinha importância, banalizando o conhecimento acumulado por muitas
gerações. O pior é que aconteceu, principalmente, em nossas escolas públicas,
porque as escolas particulares continuaram a oferecer o ensino tradicional,
preparando para as grandes universidades. Chegou a um ponto que o aluno que se
formava na escola não tinha condições de competir com alunos das escolas
particulares.
Relacionamento
professor x aluno:
toda intervenção do professor é considerada ameaçadora.
Pressupostos
de aprendizagem:
o homem busca o autoconhecimento e aprender nada mais é do que modificar as
convicções. A motivação é interna e pessoal.
Manifestações
na prática escolar:
influenciaram educadores, supervisores, orientadores, psicólogos etc. No
Brasil, prejudicaram os alunos das escolas públicas, devido às teorias que
foram mal interpretadas pelos docentes.
Avaliação: não há como mensurar
o desenvolvimento de cada pessoa, porque é diferente. Todo tipo de avaliação
leva ao constrangimento, exceto a auto-avaliação.
Referência
bibliográfica:
FRANCISCO FILHO, Geraldo. A pedagogia
liberal. Panorâmica das tendências e
práticas pedagógicas. Campinas. Átomo, 2004. C2, p 30-33.
Nenhum comentário:
Postar um comentário