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sexta-feira, 25 de agosto de 2017

A tendência liberal renovada não diretiva

A tendência liberal renovada não diretiva também é definida como tendência liberal humanista.

Obs.: a definição humanista está no livro Panorâmica das tendências e práticas pedagógicas de Geraldo Francisco Filho.

“A aprendizagem é facilitada quando o aluno participa responsavelmente do seu processo. É por meio de atos que se adquire aprendizagem mais significativa.” Carl Ransom Rogers

No Brasil, as conseqüências dessa tendência foram desastrosas. Professores mal informados, pensando-se politicamente corretos, passaram a acreditar que o conteúdo não tinha importância, banalizando o conhecimento acumulado por muitas gerações. O pior é que aconteceu, principalmente, em nossas escolas públicas, porque as escolas particulares continuaram a oferecer o ensino tradicional, preparando para as grandes universidades. Chegou a um ponto que o aluno que se formava na escola não tinha condições de competir com alunos das escolas particulares.

Relacionamento professor x aluno: toda intervenção do professor é considerada ameaçadora.

Pressupostos de aprendizagem: o homem busca o autoconhecimento e aprender nada mais é do que modificar as convicções. A motivação é interna e pessoal.

Manifestações na prática escolar: influenciaram educadores, supervisores, orientadores, psicólogos etc. No Brasil, prejudicaram os alunos das escolas públicas, devido às teorias que foram mal interpretadas pelos docentes.

Avaliação: não há como mensurar o desenvolvimento de cada pessoa, porque é diferente. Todo tipo de avaliação leva ao constrangimento, exceto a auto-avaliação.

Referência bibliográfica:


FRANCISCO FILHO, Geraldo. A pedagogia liberal. Panorâmica das tendências e práticas pedagógicas. Campinas. Átomo, 2004. C2, p 30-33. 

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