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quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Plano de aula: Sexualidade

Faixa etária: 14 anos
Duração: 2 h/a
Objetivos
Reconhecer a importância da sexualidade em nossa vida.
Discutir e aprofundar os conhecimentos sobre sexualidade.
Comentário
A sexualidade está sempre presente em nossa vida, desde a concepção de um novo ser, dos seus meses de gestação, até seu nascimento, a infância e as descobertas da adolescência e da fase adulta.
Hoje em dia se faz necessário que esse tema seja discutido nas escolas de forma clara, sem preconceitos, com naturalidade, pois ele faz parte de nossa vida, de nossas descobertas e conquistas.
Materiais
 Urna (caixa de sapato encapada, com uma fenda na tampa, para que os alunos coloquem suas perguntas). Folhas de sulfite. Lápis e/ou caneta.
 Desenvolvimento
1) Dizer aos alunos que ocorrerá uma ampla discussão sobre sexualidade e que esta poderá ser aprofundada (de acordo com os temas pelos quais a sala apresentar maior interesse). Para isso, eles utilizarão folhas de sulfite, nas quais escreverão suas possíveis dúvidas e/ou sugestões. Cada aluno deve colocar quantos papéis desejar na urna.
2) Combinar com os alunos um tempo específico para a redação das questões a serem colocadas na urna.
3) Após o prazo estabelecido, ressaltar a importância da discussão, enfatizando a não utilização de nomes pejorativos, bem como a não exposição de colegas da sala.
4) A atividade se iniciará com o professor retirando um papel da caixa e lendo o questionamento ou sugestão. Em seguida, o professor devolve o questionamento para a sala, procedendo assim até o final, a fim de que a resposta seja uma produção coletiva, de todo o grupo, o que permitirá o surgimento das discussões.

Avaliação
Cada aluno deverá fazer, em forma de redação, um texto falando da importância da aula sobre sexualidade e o que aprendeu com a mesma.

Referência bibliográfica
BRASIL. MEC. SEF. Orientação Sexual In: _____. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998, p. 289-336.
 LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

Revista eletrônica Adolescer. Disponível em http://www.abennacional.org.br/revista/cap6.3.html                                          Acesso em 5 de novembro de 2014

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