INTRODUÇÃO
O
desenvolvimento profissional, enquanto estratégia de qualificação contínua das
pessoas nas organizações deixou de ser, desde as últimas décadas do século XX,
privilégio para transformar-se em condição essencial para a sobrevivência
empresarial. Com isso, o que antes era considerado diferencial de algumas
empresas sobre a maioria, sejam quais forem os investimentos em formação,
qualificação e sofisticação do conhecimento, passou a ser pré-requisito no jogo
competitivo do cenário empresarial.
Entender
o que se coloca por trás da aprendizagem humana e da construção do construção
do conhecimento deixou de ser temática específica do contexto escolar,
assumindo, a nosso ver, seu real papel, que é estar onde houver necessidade de
desenvolvimento das pessoas, ou seja, onde houver educação.
As organizações modernas e mais atuantes no mercado já chegaram
à conclusão de que investir em seus funcionários é a maneira mais
eficaz e o caminho mais curto e seguro para alcançarem os seus objetivos.
Se uma organização depende diretamente do
comportamento das pessoas que para ela prestam serviços é
imprescindível que ela mantenha estas pessoas treinadas, bem preparadas e
principalmente altamente motivadas para as tarefas que irão realizar.
Diante
desse quadro, pode-se afirmar que a Pedagogia foi, gradativamente, assumindo
importância no contexto empresarial e que tornou-se questionável a importância
do enfoque educacional no processo de melhorias empresariais.
Este
texto traz algumas reflexões sobre a aplicabilidade dos fundamentos da educação
no processo de desenvolvimento profissional, apresentando os recursos humanos
como uma ferramenta apta para o desenvolvimento, que é a capacidade de aprender
novas habilidades, obter novos conhecimentos e modificar atitudes e
comportamentos.
DESENVOLVIMENTO
Pensar
no desenvolvimento profissional, considerando as mudanças de paradigma
presentes na modernidade, tornou-se condição essencial para a manutenção da
competitividade empresarial. Da mesma forma, as exigências para com os
trabalhadores e sua capacitação para o trabalho, independente do nível de sua
formação e da complexidade de suas atividades, tornaram-se vantagens
competitivas mais poderosas que o próprio capital financeiro.
A
educação está presente em todas as áreas, inclusive as empresariais. Educação é
toda influencia que o ser humano recebe do ambiente social, durante a sua
existência, no sentido de adaptar-se às normas e aos valores sociais vigentes.
Ela ocorre de maneira organizada e sistemática obedecendo a um plano
preestabelecido em escolas e igrejas, por exemplo, e também pode ser exercida
informalmente, como nos lares e em grupos sociais.
Educação
profissional é um conceito de ensino regido pela Lei de Diretrizes e Bases da
Educação (Lei 9394, de 20
de dezembro de 1996), antigamente
complementada pelo Decreto 2208, de 17 de
abril de 1997 e, atualmente, pelo Decreto 5154, de 23 de
julho de 2004.
O
principal objetivo da educação profissional é a formação para o exercício de
uma profissão, com o aprendizado de saberes ligados aos diversos exercícios do
trabalho, tanto para estudantes quanto para profissionais que buscam ampliar suas qualificações.
A
educação profissional segundo a legislação brasileira se organiza nos seguintes
cursos:
I –
de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;
II –
de educação profissional técnica de nível médio, que pode ser subsequente ao
ensino médio (para quem já concluiu a educação básica); concomitante ao ensino
médio (para quem já concluiu o ensino fundamental e está cursando o ensino
médio); integrada ao ensino médio (em currículo único com esta etapa da
educação básica), inclusive na modalidade EJA;
III
– de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação.
Formação profissional é o conjunto de atividades
que visam a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes exigidos
para o exercício das funções próprias de uma profissão.
É uma formação pessoal geralmente adquirida por estudo de um assunto ou
matéria, este estudo pode ser teórico e/ou
prático.
As empresas investem
em cursos de
formação, pois necessitam de funcionários que
estejam muito bem preparados para enfrentar quaisquer tipos de desafios que
possam surgir no contexto da sua atividade profissional.
A atual Lei Laboral, que é a lei trabalhista que
garante proteção aos trabalhadores em detrimento da exploração pelos
empregadores, apela à obrigatoriedade das empresas proporcionarem a formação
profissional e contínua dos seus colaboradores. Anualmente, os trabalhadores de
uma empresa, têm que ter formação dada por uma entidade certificada e o não
cumprimento pelas empresas do plano de formação é penalizado pelas entidades
competentes.
Desenvolvimento profissional é a educação que busca
desenvolver e aperfeiçoar o sujeito no seu crescimento profissional na carreira
ou cargo que exerce dentro de uma empresa. Leva a pessoa a se adaptar à
filosofia de uma determinada empresa, pois segue um programa previamente
estabelecido.
O treinamento profissional está ligado ao processo
que visa adaptar o indivíduo para que exerça uma função específica dentro de
uma organização. Possui objetivos mais restritos e imediatos que procura
preparar a pessoa para exercitar um cargo com perfeição e satisfação.
O programa de treinamento deve estar associado às
necessidades estratégicas da organização. Deve-se avaliar as
verdadeiras necessidades da organização e do funcionário para
que se possa estabelecer o nível de desempenho almejado. Além destes
levantamentos, é necessário que a empresa esteja disposta a dar espaço e
oferecer oportunidades para que as pessoas possam aplicar as novas
competências. O
mundo de hoje está mudando de uma forma extraordinária, as mudanças
antigamente levavam décadas para acontecer e hoje estão acontecendo em meses e
às vezes até em dias.
O
processo de desenvolvimento das pessoas não significa apenas oferecer
conhecimentos e habilidades para que possam realizar seus trabalhos de forma
mais produtiva. Significa também proporcionar-lhes uma formação que permita que
desenvolvam novos hábitos, novas atitudes e capacitem-se para aumentar seus
conhecimentos em busca de se tornar melhores no que fazem.
Portanto,
trata-se de ir além de um treinamento pessoal, envolvendo aspectos que se
aproximam do processo de educação. Com isso, algumas empresas já preferem
tratar do tema referindo-se a este como educação para o trabalho, sendo os
profissionais de treinamento conhecidos como educadores.
Pessoas
não fazem parte da vida produtiva das organizações. Elas constituem o princípio
essencial de sua dinâmica, conferem vitalidade às atividades e processos,
inovam, criam, recriam contextos e situações que podem levar a organização a
posicionarem-se de maneira competitiva, cooperativa e diferenciada com
clientes, outras organizações e no ambiente de negócios em geral. (DAVEL E
VERGARA, 2001)
Investir no desenvolvimento das pessoas da organização é
investir na qualidade dos
produtos e serviços, é atender melhor aos clientes e ampliar o faturamento.
O treinamento possui os objetivos de suprir as habilidades requeridas, os conhecimentos
e as atitudes específicos para o desempenho eficaz das tarefas do cargo, motivar
e aumentar a sensibilidade nas relações interpessoais e na condução das equipes
e aperfeiçoar processos e resultados organizacionais.
O desenvolvimento trata-se do processo de preparação
de pessoas para ocupar posições futuras de acordo com as habilidades requeridas,
entretanto, desenvolver pessoas não é o mesmo que treinar pessoas.
Esse conceito de desenvolvimento de pessoas é mais amplo, pois tem como o
objetivo principal capacitar as pessoas para serem profissionais de sucesso.
Conforme descreve Milkovich e Boudreau, em seu livro sobre
Administração de recursos humanos, de 2000: "Desenvolvimento
é o processo de longo prazo para aperfeiçoar as capacidades e motivações dos empregados
a fim de torna los futuros membros valiosos da organização".
Claro que não será desenvolvido o profissional perfeito, já
que a perfeição humana não existe, mas o que se busca é estabelecer um perfil
dentro do ideal que a empresa deseja, para isso é importante saber que o
profissional plenamente desenvolvido é uma pessoa com boa formação, experiência
garantida na área, uma pessoa disposta a aprender sempre mais, tem vínculos
fortes de amizade, conquista com facilidade o respeito das pessoas e de
preferência ser arbitrário quando existir conflitos.
O objetivo do desenvolvimento é suprir
habilidades, conhecimentos e atitudes específicas para o desempenho de tarefas
futuras e garantir que o processo de desenvolvimento profissional seja contínuo.
Vale
ressaltar que a diferença entre treinamento e desenvolvimento é que o primeiro
é desempenhado em um curto período e o segundo acontece em um prazo mais longo.
Durante
o processo e de treinamento profissional, é necessário fazer uma avaliação e
levantamento dentro da empresa. Precisa-se avaliar as verdadeiras necessidades
da organização e do funcionário para que se possa estabelecer o nível de
desempenho almejado. Além destes
levantamentos, é necessário que a empresa esteja disposta a
dar espaço e oferecer oportunidades para que as pessoas possam
aplicar as novas competências adquiridas.
O mundo de
hoje está mudando de uma forma extraordinária. As mudanças, antigamente,
levavam décadas para acontecer e hoje estão acontecendo em meses e às vezes até
em dias. Em decorrência deste fato, se faz necessária a compra de novos
equipamentos, uma mudança no método de trabalho e nas rotinas administrativas.
A empresa deseja implantar uma nova tecnologia, novos processos de trabalho e o
funcionário admitido, tem que saber que em algum momento será promovido ou
transferido para outra função, a fim de atender uma necessidade da organização.
O
processo de treinamento e desenvolvimento servem para qualificar, aperfeiçoar e
atualizar o funcionário em favor do bom desempenho da empresa. Não significa apenas oferecer conhecimentos e habilidades para que
possam realizar seus trabalhos de forma mais produtiva, significa também
proporcionar-lhes uma formação que permita que desenvolvam novos hábitos, novas
atitudes e capacitem-se para aumentar seus conhecimentos em busca de se tornar
melhores no que fazem.
Trata-se
de ir além de um treinamento pessoal, envolvendo aspectos que se aproximam do
processo de educação. Com isso, algumas empresas já preferem tratar do tema
referindo-se a este como educação para o trabalho, sendo os profissionais de
treinamento conhecidos como educadores.
CONCLUSÃO
Conclui-se
que investir no desenvolvimento das pessoas da organização é investir na
qualidade dos produtos e serviços, é atender melhor aos clientes e ampliar o
faturamento.
O
desenvolvimento de pessoal está cada vez mais ganhando destaque, porque ele tem
como objetivo estratégico o crescimento e a sustentabilidade das organizações
para enfrentar as rápidas mudanças que os tempos atuais e a globalização estão
proporcionando, assim com funcionários desenvolvidos, as empresas conseguem
buscar o crescimento e até mesmo a manutenção dela na posição de liderança no
mercado.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos na
empresa. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1997.
DAVEL, E. VERGARA S.C. Gestão com pessoas e
subjetividade. São Paulo: Atlas, 2001
MILKOVICH, George T. BOUDREAU, John W. Administração
de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 2000.
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