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quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Educação Profissional

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento profissional, enquanto estratégia de qualificação contínua das pessoas nas organizações deixou de ser, desde as últimas décadas do século XX, privilégio para transformar-se em condição essencial para a sobrevivência empresarial. Com isso, o que antes era considerado diferencial de algumas empresas sobre a maioria, sejam quais forem os investimentos em formação, qualificação e sofisticação do conhecimento, passou a ser pré-requisito no jogo competitivo do cenário empresarial.

Entender o que se coloca por trás da aprendizagem humana e da construção do construção do conhecimento deixou de ser temática específica do contexto escolar, assumindo, a nosso ver, seu real papel, que é estar onde houver necessidade de desenvolvimento das pessoas, ou seja, onde houver educação.

As organizações modernas e mais atuantes no mercado já chegaram à conclusão de que investir em seus funcionários é a maneira mais eficaz e o caminho mais curto e seguro para alcançarem os seus objetivos.

Se uma organização depende diretamente do comportamento das pessoas que para ela prestam serviços é imprescindível que ela mantenha estas pessoas treinadas, bem preparadas e principalmente altamente motivadas para as tarefas que irão realizar.
Diante desse quadro, pode-se afirmar que a Pedagogia foi, gradativamente, assumindo importância no contexto empresarial e que tornou-se questionável a importância do enfoque educacional no processo de melhorias empresariais.

Este texto traz algumas reflexões sobre a aplicabilidade dos fundamentos da educação no processo de desenvolvimento profissional, apresentando os recursos humanos como uma ferramenta apta para o desenvolvimento, que é a capacidade de aprender novas habilidades, obter novos conhecimentos e modificar atitudes e comportamentos.
DESENVOLVIMENTO

Pensar no desenvolvimento profissional, considerando as mudanças de paradigma presentes na modernidade, tornou-se condição essencial para a manutenção da competitividade empresarial. Da mesma forma, as exigências para com os trabalhadores e sua capacitação para o trabalho, independente do nível de sua formação e da complexidade de suas atividades, tornaram-se vantagens competitivas mais poderosas que o próprio capital financeiro.

A educação está presente em todas as áreas, inclusive as empresariais. Educação é toda influencia que o ser humano recebe do ambiente social, durante a sua existência, no sentido de adaptar-se às normas e aos valores sociais vigentes. Ela ocorre de maneira organizada e sistemática obedecendo a um plano preestabelecido em escolas e igrejas, por exemplo, e também pode ser exercida informalmente, como nos lares e em grupos sociais.

Educação profissional é um conceito de ensino regido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996), antigamente complementada pelo Decreto 2208, de 17 de abril de 1997 e, atualmente, pelo Decreto 5154, de 23 de julho de 2004.

O principal objetivo da educação profissional é a formação para o exercício de uma profissão, com o aprendizado de saberes ligados aos diversos exercícios do trabalho, tanto para estudantes quanto para profissionais que buscam ampliar suas qualificações.

A educação profissional segundo a legislação brasileira se organiza nos seguintes cursos:
I – de formação inicial e continuada ou qualificação profissional;
II – de educação profissional técnica de nível médio, que pode ser subsequente ao ensino médio (para quem já concluiu a educação básica); concomitante ao ensino médio (para quem já concluiu o ensino fundamental e está cursando o ensino médio); integrada ao ensino médio (em currículo único com esta etapa da educação básica), inclusive na modalidade EJA;
III – de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação.

Formação profissional é o conjunto de atividades que visam a aquisição de conhecimentoshabilidades e atitudes exigidos para o exercício das funções próprias de uma profissão. É uma formação pessoal geralmente adquirida por estudo de um assunto ou matéria, este estudo pode ser teórico e/ou prático.

As empresas investem em cursos de formação, pois necessitam de funcionários que estejam muito bem preparados para enfrentar quaisquer tipos de desafios que possam surgir no contexto da sua atividade profissional.

A atual Lei Laboral, que é a lei trabalhista que garante proteção aos trabalhadores em detrimento da exploração pelos empregadores, apela à obrigatoriedade das empresas proporcionarem a formação profissional e contínua dos seus colaboradores. Anualmente, os trabalhadores de uma empresa, têm que ter formação dada por uma entidade certificada e o não cumprimento pelas empresas do plano de formação é penalizado pelas entidades competentes.

Desenvolvimento profissional é a educação que busca desenvolver e aperfeiçoar o sujeito no seu crescimento profissional na carreira ou cargo que exerce dentro de uma empresa. Leva a pessoa a se adaptar à filosofia de uma determinada empresa, pois segue um programa previamente estabelecido.

O treinamento profissional está ligado ao processo que visa adaptar o indivíduo para que exerça uma função específica dentro de uma organização. Possui objetivos mais restritos e imediatos que procura preparar a pessoa para exercitar um cargo com perfeição e satisfação.

O programa de treinamento deve estar associado às necessidades estratégicas da organização. Deve-se avaliar as verdadeiras necessidades da organização e do funcionário para que se possa estabelecer o nível de desempenho almejado. Além destes levantamentos, é necessário que a empresa esteja disposta a dar espaço e oferecer oportunidades para que as pessoas possam aplicar as novas competências. O mundo de hoje está mudando de uma forma extraordinária, as mudanças antigamente levavam décadas para acontecer e hoje estão acontecendo em meses e às vezes até em dias.

O processo de desenvolvimento das pessoas não significa apenas oferecer conhecimentos e habilidades para que possam realizar seus trabalhos de forma mais produtiva. Significa também proporcionar-lhes uma formação que permita que desenvolvam novos hábitos, novas atitudes e capacitem-se para aumentar seus conhecimentos em busca de se tornar melhores no que fazem.

Portanto, trata-se de ir além de um treinamento pessoal, envolvendo aspectos que se aproximam do processo de educação. Com isso, algumas empresas já preferem tratar do tema referindo-se a este como educação para o trabalho, sendo os profissionais de treinamento conhecidos como educadores.

Pessoas não fazem parte da vida produtiva das organizações. Elas constituem o princípio essencial de sua dinâmica, conferem vitalidade às atividades e processos, inovam, criam, recriam contextos e situações que podem levar a organização a posicionarem-se de maneira competitiva, cooperativa e diferenciada com clientes, outras organizações e no ambiente de negócios em geral. (DAVEL E VERGARA, 2001)

Investir no desenvolvimento das pessoas da organização é investir na qualidade dos produtos e serviços, é atender melhor aos clientes e ampliar o faturamento.

O treinamento possui os objetivos de suprir as habilidades requeridas, os conhecimentos e as atitudes específicos para o desempenho eficaz das tarefas do cargo, motivar e aumentar a sensibilidade nas relações interpessoais e na condução das equipes e aperfeiçoar processos e resultados organizacionais.

O desenvolvimento trata-se do processo de preparação de pessoas para ocupar posições futuras de acordo com as habilidades requeridas, entretanto, desenvolver pessoas não é o mesmo que treinar pessoas. Esse conceito de desenvolvimento de pessoas é mais amplo, pois tem como o objetivo principal capacitar as pessoas para serem profissionais de sucesso.
Conforme descreve Milkovich e Boudreau, em seu livro sobre Administração de recursos humanos, de 2000: "Desenvolvimento é o processo de longo prazo para aperfeiçoar as capacidades e motivações dos empregados a fim de torna los futuros membros valiosos da organização".

Claro que não será desenvolvido o profissional perfeito, já que a perfeição humana não existe, mas o que se busca é estabelecer um perfil dentro do ideal que a empresa deseja, para isso é importante saber que o profissional plenamente desenvolvido é uma pessoa com boa formação, experiência garantida na área, uma pessoa disposta a aprender sempre mais, tem vínculos fortes de amizade, conquista com facilidade o respeito das pessoas e de preferência ser arbitrário quando existir conflitos.

O objetivo do desenvolvimento é suprir habilidades, conhecimentos e atitudes específicas para o desempenho de tarefas futuras e garantir que o processo de desenvolvimento profissional seja contínuo.

Vale ressaltar que a diferença entre treinamento e desenvolvimento é que o primeiro é desempenhado em um curto período e o segundo acontece em um prazo mais longo.

Durante o processo e de treinamento profissional, é necessário fazer uma avaliação e levantamento dentro da empresa. Precisa-se avaliar as verdadeiras necessidades da organização e do funcionário para que se possa estabelecer o nível de desempenho almejado.  Além destes levantamentos, é necessário que a empresa esteja disposta a dar espaço e oferecer oportunidades para que as pessoas possam aplicar as novas competências adquiridas.

O mundo de hoje está mudando de uma forma extraordinária. As mudanças, antigamente, levavam décadas para acontecer e hoje estão acontecendo em meses e às vezes até em dias. Em decorrência deste fato, se faz necessária a compra de novos equipamentos, uma mudança no método de trabalho e nas rotinas administrativas. A empresa deseja implantar uma nova tecnologia, novos processos de trabalho e o funcionário admitido, tem que saber que em algum momento será promovido ou transferido para outra função, a fim de atender uma necessidade da organização.

O processo de treinamento e desenvolvimento servem para qualificar, aperfeiçoar e atualizar o funcionário em favor do bom desempenho da empresa. Não significa apenas oferecer conhecimentos e habilidades para que possam realizar seus trabalhos de forma mais produtiva, significa também proporcionar-lhes uma formação que permita que desenvolvam novos hábitos, novas atitudes e capacitem-se para aumentar seus conhecimentos em busca de se tornar melhores no que fazem.

Trata-se de ir além de um treinamento pessoal, envolvendo aspectos que se aproximam do processo de educação. Com isso, algumas empresas já preferem tratar do tema referindo-se a este como educação para o trabalho, sendo os profissionais de treinamento conhecidos como educadores.

CONCLUSÃO

Conclui-se que investir no desenvolvimento das pessoas da organização é investir na qualidade dos produtos e serviços, é atender melhor aos clientes e ampliar o faturamento.

O desenvolvimento de pessoal está cada vez mais ganhando destaque, porque ele tem como objetivo estratégico o crescimento e a sustentabilidade das organizações para enfrentar as rápidas mudanças que os tempos atuais e a globalização estão proporcionando, assim com funcionários desenvolvidos, as empresas conseguem buscar o crescimento e até mesmo a manutenção dela na posição de liderança no mercado.



REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

CHIAVENATO, Idalberto. Recursos humanos na empresa. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1997.

DAVEL, E. VERGARA S.C. Gestão com pessoas e subjetividade. São Paulo: Atlas, 2001


MILKOVICH, George T. BOUDREAU, John W. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 2000. 

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