“Consideramos
que a leitura do mundo é fundamental para que todos nós, que vivemos em
sociedade, possamos exercitar nossa cidadania.” (CALLAI, 2005, p. 228)
“Uma
forma de fazer a leitura do mundo é por meio da leitura do espaço, o qual traz
em si todas as marcas da vida dos homens.” (CALLAI, 2005, p. 228)
“Fazer
a leitura do mundo não é fazer uma leitura apenas do mapa, ou pelo mapa, embora
ele seja muito importante. É fazer a leitura do mundo da vida, construído cotidianamente
e que expressa tanto as nossas utopias, como os limites que nos são postos,
sejam eles do âmbito da natureza, sejam do âmbito da sociedade.” (CALLAI, 2005,
p. 228)
“Presente
em toda a educação básica, mais do que a definição dos conteúdos com que
trabalha, é fundamental que se tenha clareza do que se pretende com o ensino de
geografia, quais objetivos lhe cabem.” (CALLAI, 2005, p. 229)
“Aprender
a pensar o espaço. E, para isso, é necessário aprender a ler o espaço, ‘que
significa criar condições para que a criança leia o espaço vivido’ (CASTELAR,
2000, p. 30). Fazer essa leitura demanda uma série de condições, que podem ser
resumidas na necessidade de se realizar uma alfabetização cartográfica, e esse
‘é um processo que se inicia quando a criança reconhece os lugares, conseguindo
identificar as paisagens’ (idem, ibid.). Para tanto, ela precisa saber olhar,
observar, descrever registrar e analisar.” (CALLAI, 2005, p. 229)
“É
certo que, da forma como a geografia tem sido tratada na escola
tradicionalmente, ela não tem muito a contribuir. Aquela geografia chamada
tradicional, caracterizada pela enumeração de dados geográficos e que trabalha
espaços fragmentados, em geral opera com questões desconexas, isolando-as no
interior de si mesmas, em vez de considerá-las no contexto de um espaço
geográfico complexo, que é o mundo da vida.” (CALLAI, 2005, p. 229)
“O
que se está questionando é uma postura teórica que dá a referência, a forma de
encaminhamento, postura que considera um espaço fragmentado e circular, o qual
se amplia sucessivamente.” (CALLAI, 2005, p. 230)
“Como
realizar a leitura da palavra por meio da leitura do mundo? E como fazer a
leitura do mundo por meio da leitura da palavra? Esse pode ser o desafio para
pensar um aprendizado da alfabetização que seja significativo. Partindo do fato
de que a gente lê o mundo ainda muito antes de ler a palavra, a principal
questão é exercitar a prática de fazer a leitura do mundo.” (CALLAI, 2005, p.
232)
“Ao
caminhar, correr, brincar, ela está interagindo com um espaço que é social,
está ampliando o seu mundo e reconhecendo a complexidade dele.” (CALLAI, 2005,
p. 233)
“A
leitura do espaço permite que se faça o aprender da leitura da palavra,
aprendendo a ler o mundo. A partir daí a geografia pode trabalhar com os
conceitos que são próprios do seu conteúdo.” (CALLAI, 2005, p. 234)
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