Translate

domingo, 20 de agosto de 2017

Fichamento do texto: "Aprendendo a ler o mundo: a geografia nos anos iniciais do ensino fundamental”

“Consideramos que a leitura do mundo é fundamental para que todos nós, que vivemos em sociedade, possamos exercitar nossa cidadania.” (CALLAI, 2005, p. 228)

“Uma forma de fazer a leitura do mundo é por meio da leitura do espaço, o qual traz em si todas as marcas da vida dos homens.” (CALLAI, 2005, p. 228)

“Fazer a leitura do mundo não é fazer uma leitura apenas do mapa, ou pelo mapa, embora ele seja muito importante. É fazer a leitura do mundo da vida, construído cotidianamente e que expressa tanto as nossas utopias, como os limites que nos são postos, sejam eles do âmbito da natureza, sejam do âmbito da sociedade.” (CALLAI, 2005, p. 228)

“Presente em toda a educação básica, mais do que a definição dos conteúdos com que trabalha, é fundamental que se tenha clareza do que se pretende com o ensino de geografia, quais objetivos lhe cabem.” (CALLAI, 2005, p. 229)

“Aprender a pensar o espaço. E, para isso, é necessário aprender a ler o espaço, ‘que significa criar condições para que a criança leia o espaço vivido’ (CASTELAR, 2000, p. 30). Fazer essa leitura demanda uma série de condições, que podem ser resumidas na necessidade de se realizar uma alfabetização cartográfica, e esse ‘é um processo que se inicia quando a criança reconhece os lugares, conseguindo identificar as paisagens’ (idem, ibid.). Para tanto, ela precisa saber olhar, observar, descrever registrar e analisar.” (CALLAI, 2005, p. 229)


“É certo que, da forma como a geografia tem sido tratada na escola tradicionalmente, ela não tem muito a contribuir. Aquela geografia chamada tradicional, caracterizada pela enumeração de dados geográficos e que trabalha espaços fragmentados, em geral opera com questões desconexas, isolando-as no interior de si mesmas, em vez de considerá-las no contexto de um espaço geográfico complexo, que é o mundo da vida.” (CALLAI, 2005, p. 229)

“O que se está questionando é uma postura teórica que dá a referência, a forma de encaminhamento, postura que considera um espaço fragmentado e circular, o qual se amplia sucessivamente.” (CALLAI, 2005, p. 230)

“Como realizar a leitura da palavra por meio da leitura do mundo? E como fazer a leitura do mundo por meio da leitura da palavra? Esse pode ser o desafio para pensar um aprendizado da alfabetização que seja significativo. Partindo do fato de que a gente lê o mundo ainda muito antes de ler a palavra, a principal questão é exercitar a prática de fazer a leitura do mundo.” (CALLAI, 2005, p. 232)

“Ao caminhar, correr, brincar, ela está interagindo com um espaço que é social, está ampliando o seu mundo e reconhecendo a complexidade dele.” (CALLAI, 2005, p. 233)


“A leitura do espaço permite que se faça o aprender da leitura da palavra, aprendendo a ler o mundo. A partir daí a geografia pode trabalhar com os conceitos que são próprios do seu conteúdo.” (CALLAI, 2005, p. 234)

Nenhum comentário:

Postar um comentário