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sábado, 5 de agosto de 2017

Desafios do Pedagogo

1) A linha histórica das discussões que culminaram as DCN’s, abordando os pareceres.
                            
Linha histórica

·       Criação do curso de Pedagogia, em 1939, onde, no Brasil (década de 30), ocorria um período propício para discussões educacionais marcado pela resolução de 30.

·       Esse período é reconhecido como um marco na resolução pedagógica no Brasil.

·       As transformações no setor econômico, político e social acarretaram modificações na área educacional em função de ideais pedagógicos pautados no ideário escolanovista onde o movimento dos Pioneiros da Educação Nova é uma das expressões.

·       Neste período destacaram-se a defesa da formação docente em Nível Superior, se possível na universidade.

·       O curso de Pedagogia foi criado pelo Decreto-Lei nº 1190, de quatro de abril de 1939, por ocasião da organização da Faculdade Nacional de Filosofia, parte da Universidade do Brasil.

·       Projeto do então Ministério da Educação Gustavo Capanema, no governo de Getúlio Vargas, que se transformou a Universidade do Distrito Federal.

·       A Lei nº 402461 (LDB) mantém o curso de bacharelado para formação do pedagogo.

·       A LDB 5692/71 que regulamenta a formação do pedagogo e possibilita as especializações em inspeção, supervisão, orientação e/ou administração.

·       Com o propósito de formar o especialista professor, a legislação em vigor estabelece que o formando no curso de Pedagogia receba o título de licenciado.

·       As licenciaturas surgem na metade da década de 70, envolvendo organismos oficiais e entidades independentes de educadores.
·       Nos anos 80 ocorreu o movimento de reformulação dos cursos de formação do educador por meio da ANFOPE, que produziu o parecer CFE 252/69.

·       A formação dos profissionais da educação no curso de Pedagogia passou a constituir, reconhecidamente, um dos requisitos para o desenvolvimento da educação básica no país.

·       A pedagogia hoje, tem como objetivo central a formação de profissionais capazes de exercer a docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e nas disciplinas pedagógicas para a formação de professores.

·       Participação no planejamento, gestão e avaliação de estabelecimentos de ensino de sistemas educativos escolares, bem como organização e desenvolvimento de programas não escolares.

Legislação – O novo pedagogo

·       Constituição da República Federativa do Brasil, de 1998, art.205;

·       Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Leli nº 9.394.196);

·       Plano Nacional de Educação (Lei nº 10.172/2001), especialmente em seu item IV, Magistério na Educação Básica, que define as diretrizes, os objetivos e metas, relativas à formação profissional inicial para docentes da Educação Básica;

·       Parecer CNE/CP nº 9/2001, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de professores da Educação Básica, em Nível Superior, curso de licenciatura de graduação plena;

·       Parecer CNE/CP nº5/2005, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia;

·       Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006, institui Diretrizes Curriculares nacionais para o curso de graduação em Pedagogia, licenciatura.

·       Parecer CNE/CP nº 3/2006, reexame do parecer CNE/CP nº5/2005, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia.


2) Eixos integradores da formação. A sua importância e as competências sobre as quais instigam a formação.

Eixos integradores da formação:
- Contextos Sociais, Culturais e Educacionais
- O Sujeito e os contextos sociais, culturais e educacionais
- O sujeito e as práticas educativas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- O sujeito e as práticas educativas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- Políticas, Gestão Educacional e Práticas Educativas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- Políticas Educativas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- Políticas Educativas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
- Políticas, Gestão Educacional e Práticas Educativas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Os eixos integradores da formação enfatizam a identidade do pedagogo como profissional capaz de realizar a docência, além de analisar, compreender e lidar com as mudanças sociais, suas implicações no sistema educacional brasileiro e no âmbito da escola.

Requer uma formação inter e transdisciplinar sobre o fenômeno educacional e seus fundamentos, promovendo a articulação e domínio dos saberes para compreensão educacional e apropriação do processo de trabalho pedagógico, conforme a legislação vigente.

Trata-se de concepção básica para a formação do pedagogo e/ou educador e a definição de seus conhecimentos fundamentais, tendo a docência como base da identidade profissional do pedagogo.

Desta forma, os eixos integradores articulam ao longo do curso, com o objetivo da organização curricular que vem garantir a unidade teórico-prática, tendo a pesquisa como princípio formador e epistemológico, eixo da organização e desenvolvimento curricular, pois o ensino da pedagogia não pode deixar de ser simultaneamente teórico, histórico e prático, conforme assinala Nóvoa (1999), assim compreendido a pesquisa educativa desdobra-se em “muitas histórias educativas”.

3) Identificar o perfil do docente e do pedagogo.

“[...] necessidade do pedagogo, enquanto agente crítico e detentor de saberes gerais e específicos necessários à explicação e organização dos processos educativos, atuando em espaços diversos, além da escola formal.” (CARNEIRO e MACIEL, 2008, p. 3)

O licenciado em Pedagogia atua como professor da Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, nos cursos de Ensino Médio , na modalidade Normal e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e de Apoio Escolar. Atua ainda como pesquisadores na área educacional e gestor de processos educativos e da organização e no funcionamento de sistemas e de instituições de ensino.

Grande parte dos docentes não possui formação pedagógica, assim há uma dificuldade de encontrar docentes que reúnam em seu perfil os saberes técnicos da área em que atuam e os saberes pedagógicos.

O grande desafio que se coloca, segundo Maciel (2008), do pedagogo atualmente é, utilizando-se de fundamentos de diversas áreas do conhecimento, construir categorias de análise para a apreensão e compreensão de diferentes práticas pedagógicas que se desenvolvem em diversos contextos, conforme as relações sociais de nossa época; transformar o conhecimento social e historicamente produzido em saber escolar.

4) Fazer uma análise crítica: a base da formação do profissional de pedagogia é a docência?

Como o curso de Pedagogia hoje está estruturado com base nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais de 2006, percebe-se que as práticas educativas não se restringem somente à escola e à docência, embora sejam elas referencias da atuação do profissional do pedagogo escolar.

Observa-se que o campo de atuação profissional é muito vasto tanto quanto são as práticas educativas na sociedade.

Libâneo (2001) e Pimenta (2001) se posicionam contra qualquer redução da formação do pedagogo a docência, pois compreendem que o curso de Pedagogia, como campo científico e investigativo, uma ciência que pode proporcionar ao pedagogo conhecimentos mais amplos, que não se limitem aos docentes.

A formação do pedagogo deve ser redimensionada, pois tomá-la somente como licenciatura é fechar os olhos para uma sociedade que já reconhece e assume esse profissional como cientista da educação e não como um mero professor, preso ao espaço escolar.

5) Outras questões relevantes:

Campo da ação pedagógica escolar – atividades:

a) Professores do ensino público e privado de todos os níveis de ensino e dos que exercem atividades correlatas fora da escola convencional.

b) Especialistas da ação educativa escolar, operando nos níveis centrais, intermediários e locais dos sistemas de ensino (supervisores, pedagógicos, gestores, administradores escolares, planejadores, coordenadores, orientadores educacionais etc.)

c) Especialistas em atividades pedagógicas.


A questão da formação do pedagogo no Brasil ainda possui muitos caminhos a serem percorridos e identidades a serem conquistadas, um estudo desta dimensão não se esgota e abre-se novos e ousados propósitos.

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