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domingo, 27 de agosto de 2017

Reflexões sobre o ensino da Matemática

O rápido desenvolvimento científico e tecnológico exige que um maior número de pessoas se prepare em Matemática, pois dessa matéria dependem atividades na indústria, no comércio, na ciência e na vida social.

A complexidade crescente da indústria e do comércio faz com que se recorra a métodos matemáticos para planejamento e controle de suas atividades. Por outro lado, não existe, atualmente, nenhuma ciência que possa prescindir dos métodos matemáticos. A Matemática está em constante desenvolvimento para atender às inúmeras exigências da Física, da Psicologia, da Engenharia, entre outras. As grandes conquistas da Medicina, da Biologia e da Química são o resultado de muitas pesquisas, merecendo destaque a desenvolvida em Matemática.

Além disso, as ocorrências da vida diária exigem das pessoas conhecimentos matemáticos que as auxiliem a resolver os problemas quantitativos que surgem a cada instante. A Matemática está presente no noticiário econômico do jornal e da TV, na música, na pintura e na natureza em geral. Vivemos em um mundo de números representados por toda parte.

Se é verdade que a Matemática permeia todas as atividades humanas, o que há de errado em sua aprendizagem? De onde surgem tantas dificuldades? O que há de errado com seu ensino?

A criança, elemento essencial do processo educativo, é curiosa, comunicativa, franca, capaz de trabalhar em grupo, de cooperar, de fazer descobertas, de agir. Na medida em que ela fala da sua realidade e identifica as situações-problema que estão ao seu redor, amplia e aplica seus conhecimentos.

Faz-se necessário mudar posturas quase sempre rotineiras do ensino de Matemática, reduzido à exposição de conteúdos pelo professor e à resolução de problemas-modelo pelo aluno. Esta organização mecanicista não contribui para o raciocínio lógico do aluno. Sendo assim, não basta a ele dominar momentaneamente as técnicas de codificação da linguagem matemática para garantir o conhecimento dessa ciência.

É importante considerar que as situações de ensino devem criar condições para que os alunos conectem as ideias matemáticas  entre si, de tal forma que possam reconhecer princípios gerais, o que é fundamental para a compreensão da própria matemática.

Atividade de grupo é uma excelente oportunidade de interação com os colegas. Esta interação tem como base a troca de ideias sobre aquilo que as crianças realizam, discutem, sobre o modo como elas percebem que outros alunos possuem outras ideias, discordam das opiniões dos colegas, tomam decisões para propor suas ideias, explicam o que fizeram e por que o fizeram. Assim, elas estão tornando seus pensamentos mais flexíveis, pensando de maneira cada vez mais autônoma e exercitando sua capacidade de pensar matematicamente.

A atividade lúdica, de desafio, de mistério e o material manipulativo são apontados e valorizados com grande relevância. Dentro da nossa realidade escolar, o jogo em geral é visto de uma forma bastante diferenciada. É comum ouvirmos afirmações de que o jogo gera um clima de competição e agressividade, como também de muito "barulho" e inquietação em sala de aula. As crianças são barulhentas, e a escola não pode defender a hegemonia do silêncio. O jogo somente incomoda aqueles professores que dele não participam. Quanto ao clima de competição e agressividade, ocorre quando há individualismo sem terem os alunos a oportunidade de trabalhar coletivamente, de participar de grupos.

Segundo Piaget, os jogos não são apenas uma forma de desafogo, de entretenimento para gastar energia das crianças, são meios fundamentais e contribuem para enriquecer o desenvolvimento intelectual.

O jogo representa sempre uma situação-problema a ser resolvida pela criança, e a solução deve ser construída por ela mesma, sendo que a resposta ao problema deveria ser sempre dada com uma atitude criadora. O importante para a solução da situação-problema, apresentada pelo jogo, é a criança assumir uma postura inteligente e, para cada situação, encontrar uma resposta própria, construir seu próprio algoritmo com uma atitude solidária e cooperativa.

Desta forma, estaremos contribuindo para que a compreensão do conhecimento matemático e a inserção de cada indivíduo o mundo das relações sociais realmente se efetivem.






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