ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. A “revisão da bibliografia” em teses e
dissertações: meus tipos inesquecíveis – o retorno. In BIANCHETTI; LUCIDIO;
MACHADO, Ana Maria Netto (org). A bússola
do escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações.
Florianópolis: Ed. da UFSC; São Paulo: Cortez, 2002.
O texto de Mazzotti (2002) é uma republicação de um artigo publicado em 1992 onde, em estudo para sua republicação, a autora encontrou os mesmos problemas que descobrira quando o escrevera, expondo que, em nível de pesquisa, não ocorreu muita melhoria.
Segundo
a autora, a tese ou a dissertação deve ter uma “espinha dorsal” centrada na
realidade da bibliografia atualizada do estudo a que se está realizando. A
revisão bibliográfica, um dos itens mais frágeis de teses e dissertações em
educação, está diretamente ligada ao
problema da pesquisa, ou seja, estando carente a bibliografia utilizada,
consequentemente a tese ou dissertação terá o mesmo fim. Esse fator acarreta
grande comprometimento do estudo.
De
acordo com Mazzotti (2002), a produção do conhecimento não é um fator isolado e
sim uma construção coletiva de todos que estão inseridos no âmbito acadêmico.
Considera-se também que a busca seja continua, onde toda investigação trás, constantemente,
contribuições para o estudo do tema.
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