Translate

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Plano de aula: Frações

Conteúdo: Aula de Matemática: Frações
Turma: 3º ano do Ensino Fundamental
Carga horária: 1h/a

Objetivos: Reconhecer a necessidade de utilização de outros números em situações em que os números naturais não são suficientes para exprimir o resultado de uma divisão; utilizar diferentes registros (desenhos, esquemas, algoritmo) para representar resultados que não podem ser expressos por um número natural; estabelecer relações entre divisão e frações; reconhecer a equivalência entre escritas fracionárias.

Desenvolvimento:
1º Momento: começar a atividade com os números racionais, expondo de situações que envolvam as ideias de medir ou repartir igualmente, principalmente nos casos em que os alunos precisam agir sobre o resto da divisão. Isso faz com que eles reconheçam a necessidade de ampliação do conjunto dos números naturais, pois têm de decidir se podem ou não continuar a divisão de acordo com o contexto. Propor que os alunos, em duplas, resolvam a situação a seguir
  • Nove chocolates são repartidos igualmente entre quatro crianças. Qual é a quantia de chocolate que cada criança recebeu? Percorra as duplas para observar as estratégias que os alunos utilizam para resolver as questões, bem como os registros realizados. Observe também se as duplas reconhecem que ambos os problemas estão representados com os mesmos números e podem ser resolvidos com uma mesma conta.
2º Momento: 
Pedir para as crianças, em duplas, avaliarem os problemas e decidirem em qual dos casos é possível continuar a repartir e como registrar o resultado dessa divisão. Propor uma discussão coletiva sobre de que modo cada grupo decidiu em qual das divisões era possível continuar repartindo o resto. Assim, os alunos podem compreender que, apesar dos problemas serem resolvidos por uma mesma conta, não é possível continuar a divisão em ambos os casos.

3º Momento: 
Convidar algumas duplas para mostrar como elas deram continuidade à divisão em quatro partes iguais da barra de chocolate que sobrou.
Avaliação: propor que os alunos se envolvam em situações que necessitem repartir as barras de chocolates e pedir que eles registrem em uma folha por meio de desenhos.

Metodologia: aula expositiva dialogada.


Recursos didáticos: folha de papel A4, lápis de colorir, barras de chocolate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário