Conteúdo: Aula de Matemática: Frações
Turma: 3º ano do Ensino Fundamental
Carga horária: 1h/a
Objetivos: Reconhecer a necessidade de utilização de
outros números em situações em que os números naturais não são suficientes para
exprimir o resultado de uma divisão; utilizar diferentes registros (desenhos,
esquemas, algoritmo) para representar resultados que não podem ser expressos
por um número natural; estabelecer relações entre divisão e frações; reconhecer
a equivalência entre escritas fracionárias.
Desenvolvimento:
1º Momento: começar a atividade com os números
racionais, expondo de situações que envolvam as ideias de medir ou repartir
igualmente, principalmente nos casos em que os alunos precisam agir sobre o
resto da divisão. Isso faz com que eles reconheçam a necessidade de ampliação
do conjunto dos números naturais, pois têm de decidir se podem ou não continuar
a divisão de acordo com o contexto. Propor que os alunos, em duplas, resolvam a
situação a seguir
- Nove chocolates
são repartidos igualmente entre quatro crianças. Qual é a quantia de chocolate
que cada criança recebeu? Percorra as duplas para observar as estratégias
que os alunos utilizam para resolver as questões, bem como os registros
realizados. Observe também se as duplas reconhecem que ambos os problemas
estão representados com os mesmos números e podem ser resolvidos com uma
mesma conta.
2º Momento:
Pedir para as
crianças, em duplas, avaliarem os problemas e decidirem em qual dos casos é
possível continuar a repartir e como registrar o resultado dessa divisão. Propor
uma discussão coletiva sobre de que modo cada grupo decidiu em qual das
divisões era possível continuar repartindo o resto. Assim, os alunos podem
compreender que, apesar dos problemas serem resolvidos por uma mesma conta, não
é possível continuar a divisão em ambos os casos.
3º Momento:
Convidar algumas
duplas para mostrar como elas deram continuidade à divisão em quatro partes
iguais da barra de chocolate que sobrou.
Avaliação: propor que os alunos se envolvam em
situações que necessitem repartir as barras de chocolates e pedir que eles
registrem em uma folha por meio de desenhos.
Metodologia: aula expositiva dialogada.
Recursos didáticos: folha de papel A4,
lápis de colorir, barras de chocolate.
Nenhum comentário:
Postar um comentário