Este texto tem como
objetivo apresentar uma resenha do livro Inclusão: construindo uma sociedade
para todos, de Romeu Kazumi Sassaki, e serve como base teórica para a
elaboração da pesquisa de monografia.
Sassaki (1997) inicia
seu texto afirmando que para um futuro breve todas as pessoas acreditarão no
paradigma da inclusão social como o caminho ideal para se construir uma
sociedade para todos, e que todos por ela lutassem para que, juntos na
diversidade humana, pudessem cumprir seus deveres de cidadania e gozar dos
direitos civis, políticos, econômicos, sociais, culturais e de desenvolvimento.
O autor descreve a
batalha contra a exclusão a que estavam sujeitas e, ainda estão, em muitos
casos, as pessoas deficientes e as ideias que surgiram de integração e de
normalização, que “pareciam” levar à inclusão social, mas que estavam longe
dela.
Segundo Sassaki (1997),
as pessoas que possuem necessidades especiais, além dessas necessidades, elas
também possuem as necessidades inerentes a qualquer ser humano, todavia,
existem muitas barreiras para que possam tomar parte ativa na sociedade.
São várias as
necessidades especiais que podem resultar de condições atípicas, tais como:
deficiências mental, física, auditiva, visual e múltipla. Autismo, dificuldades
de aprendizagem, insuficiências orgânicas, superdotação, problemas de conduta,
distúrbios emocionais, de atenção, transtornos mentais. Algumas dessas
condições frequentemente são agravadas, ou são resultantes, de situações
sociais marginalizantes ou excludentes como o trabalho infantil, prostituição,
privação cultural, pobreza, desnutrição, saneamento precário e abuso
persistente e severo contra crianças.
O autor afirma que a
sociedade atravessou diversas fases no que se refere às práticas sociais. Ela
excluiu as pessoas com condições atípicas, depois passou a atendê-las em
instituições segregadas, como escolas especiais, centros de reabilitação etc.
Em seguida veio a prática da integração social, a inserção pura e simples das
pessoas com deficiências, que conseguiam, por méritos próprios, utilizar
espaços físicos e sociais sem nada modificar na sociedade. Alguns necessitavam
de adaptação para tentar a convivência com os não deficientes, outros já foram
inseridos em ambientes separados, dentro dos sistemas gerais, ex.: classe
especial dentro da escola regular.
Na verdadeira inclusão
social, segundo Sassaki (1997), é a sociedade que deve ser modificada para
incluir todas as pessoas. Ela precisa ser capaz de atender às necessidades de
seus membros. A inclusão social é um processo que contribui para a construção
de um novo tipo de sociedade através de transformações, pequenas e grandes, no
ambiente, espaços, equipamentos, aparelhos, utensílios, transporte e na
mentalidade das pessoas, inclusive, do próprio portador da deficiência. Assim,
estaremos equiparando oportunidades para todos. E então poderemos dizer:
Educação inclusiva, transporte inclusivo, lazer inclusivo etc.
O autor enfatiza que
além de fornecer espaços adequados, esta sociedade fortalece as atitudes de
aceitação das diferenças individuais e de valorização da diversidade humana e
ressalta a importância do pertencer, do conviver, do cooperar e contribuir que
todas as pessoas podem dar para construírem vidas comunitárias mais justas,
mais saudáveis e mais satisfatórias.
Sassaki (1997) termina
seu texto dizendo que a inclusão é uma proposta, um ideal. Se quisermos que a
sociedade seja acessível e que dela todas as pessoas possam participar, em
igualdade de oportunidades, é preciso fazer desse ideal uma realidade a cada
dia. As ações de cada indivíduo, das instituições e dos órgãos públicos, deve
ser pensada e executada no sentido de divulgar os direitos, a legislação e
programar ações que garantam o acesso de todas as pessoas a todos os seus
direitos. Sabe-se que mudar o contexto de uma hora para outra é impossível.
Desejar uma sociedade acessível e se empenhar pela sua construção não pode
significar o impedimento de acesso das pessoas com deficiência aos serviços
atualmente oferecidos, pelo contrário, deve-se manter o olhar no ideal, mas os
pés na realidade. A inclusão envolve mudanças em todas as pessoas e é um
trabalho longo e desafiador. Igualdade de oportunidades é um desejo de muitas
pessoas para um futuro, que esperamos, seja breve.
Referência bibliográfica
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para
todos. Vol. 174. WVA, 1997.
Este texto bem elaborado me serviu para a pesquisa do meu trabalho para finalização de curso.
ResponderExcluirQue bom! Fico feliz!
ExcluirEste texto me esclareceu bastante na minha pesquisa
ResponderExcluirQue ótimo!!!
ExcluirLendo o resumo para um concurso. Obrigada
ResponderExcluirEu que agradeço por ler!
ExcluirExcelente. Obrigada.
ResponderExcluirEu que agradeço por ler...
ExcluirÓtimo texto, estou estudando para concurso.
ResponderExcluirFico feliz em contribuir para seus estudos!
ExcluirAmei.Muito boa a resenha.
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirExcelente perspectiva acabei de ler o livro
ResponderExcluirRelata exatamente isso
Estou lendo o texto para me auxiliar no meu trabalho de conclusão de curso. É excelente !!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirÓtima resenha, bem elaborada.
ResponderExcluirExcelente texto! Parabéns!! Lendo para auxiliar em meu trabalho de conclusão da pós em Psicopedagogia.
ResponderExcluirGrata!
por favor, preciso do livro ou do texto em pdf. Você poderia me enviar?
ResponderExcluirque maravilhosa resenha obrigada estou começando a trilhar nesta área e essa tua resenha me ajudou bastante!!
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